Depois de reestrear no DF com atividades na Estrutural e em São Sebastião no fim de semana passado, Sai da Lata, festival que arrastou multidões no Plano Piloto entre 2009 e 2016, chega às RAs do Cruzeiro e Varjão nos próximos sábado (7) e domingo (8), com atividades gratuitas.

No feriado de 7 de setembro e pelo projeto Sai da Lata Sai do Plano, o Skate Park do Cruzeiro recebe as apresentações da guitarrista jazzista Marlene Souza Lima, do duo Blues de Bolso de Haroldinho Mattos e Bemol, das DJs Eletromanas, de artes integradas e palhaçarias de Zé Regino, e jam session com o artista local convidado Lucas Antunes. 

No domingo, 8 de setembro, tem início a programação Sai da Lata Fora do Plano no Skate Park do Varjão, com o renomado baixo de Oswaldo Amorim Trio, as canções de Letícia Fialho em apresentação com voz e violão, live painting do grafiteiro Turko, o DJ GNG KNK e uma jam session comandada pelo coletivo de ragga Batidão Sonoro.  

Até 28 de setembro o projeto ainda passa novamente por São Sebastião e também pelo Paranoá e Altiplano Leste.  Nas sete tardes de circulação pelo DF, o projeto promoverá ações de acessibilidade às pessoas com deficiência (PCDs) e neuro divergentes. Em todas as atividades haverá alto-falantes de ressonância, painel tátil, tradução simultânea na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e um banner com QR Code para acesso à audiodescrição no dia do evento. 

Sai da Lata Fora do Plano é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e Governo do Distrito Federal. Sai da Lata Sai do Plano é realizado através da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Os dois projetos têm a elaboração e captação da Diferente Arte, idealização, realização e produção conjuntas da Cena e Cia - Cenografia, Produção Artística & Cultural e Diferente Arte Produções Culturais, com gestão da Sill Produções. 

SOBRE O SAI DA LATA

O evento foi criado em 2009 pela banda NaLata, em sua primeira formação: José Vargas "Zeh NLT", Juliano Corrêa "BGH" e Rubens Leite "RBK". Como a maioria dos festivais independentes de sua geração, surgiu da falta de palcos para apresentação de música local, suprindo uma necessidade vital para a sobrevivência das bandas e artistas independentes do Distrito Federal. 

Festival multilinguagem que sempre trouxe outras manifestações da cultura urbana para perto da música, teve seu início em uma casa de rock em Brasília e, entre 2012 e 2016 realizou cinco edições na Praça do Museu Nacional da República, ajudando a solidificar a importância deste território para a música candanga. Marcado pela difusão de música autoral, o festival investia em computadores para disponibilizar o download de obras de todos os músicos que se apresentavam no evento. 

Após oito anos de pausa nas atividades da banda e do festival, em 2023, Fernanda Samarco, Victor Z., e Zeh Vargas começaram a se reaproximar, motivados por afinidades musicais, artísticas e de produção. Essa conexão resultou em uma parceria firmada através da Diferente Arte, que já havia desenvolvido um projeto de ocupação musical nas praças, com a missão de descentralizar a produção cultural de qualidade no DF. Após muita conversa, reuniões e entendimentos sobre o que foi e o que poderia ser o Sai da Lata, chegamos ao novo modelo. É nesse contexto que o Festival Sai da Lata apresenta os projetos "Sai do Plano" e "Fora do Plano" neste setembro de 2024.

 

PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA EM SAI DO PLANO

Sábado (07/09), no Skate Park do Terraço Shopping, no Cruzeiro

16h – Artes integradas

17h – Marlene Souza Lima Trio 

18h – DJ Eletromanas

19h – Blues de Bolso

20h  – Jam session orgânica com Lucas Antunes

 

PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA EM FORA DO PLANO

Domingo (08/09), na praça Skate Park, no Varjão

16h – Artes integradas

17h –  Oswaldo Amorim Trio

18h –  DJ GNG KNK 

19h –  Letícia Fialho - voz e violão

20h  – Jam session com Batidão Sonoro

 

SERVIÇO -

Datas: 31 de agosto a 28 de setembro de 2024, sábados e domingos

Horários: 16h às 21h (exceto dia 31/08 das 13h às 18h)

Entrada franca
Classificação indicativa: livre 

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.





Fonte: Um Nome Comunicação