Nascido em Sobradinho (DF), Caio Sena Bonfim se consagrou às 3hrs da madrugada (às 8h, no horário da França) desta quinta-feira (1/8), conquistando a medalha de prata na marcha atlética, nas Olímpiadas de Paris. O atleta representa a perseverança dos projetos sociais que incentivam esportes por todo o Distrito Federal.
O marchador da equipe CASO de Atletismo, surgiu na modalidade através dos treinos com seus pais que também eram marchadores. Com o tempo de 1h19min09, nos 20 quilômetros do percurso, o brasiliense garantiu a primeira medalha olímpica brasileira da história na marcha atlética. Exemplo de resistência, o marchador já participou de quatro edições olímpicas, ficando em 39° lugar na sua primeira em Londres (2012), saindo de cadeira de rodas, conseguindo ficar em 4° no Rio de Janeiro em 2016 e terminando em 13° em Tóquio (2021).
"Fiz um compromisso comigo mesmo, e falei para o meu pai no dia que decidi ser marchador, que estava pronto. E ali eu larguei e foram quatro olímpiadas, e cheguei - medalhista olímpica, nesse momento eterno", relata Caio em entrevista ao canal Cazé TV.
Na sua carreira, Caio já coleciona quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos e duas em Mundiais, se consolidando como grande nome da Marcha Atlética brasileira e internacional. O atleta Max Batista também de Sobradinho e da mesma equipe de Caio, chegou na 28° posição, representando o Distrito Federal.
Texto de João Lucas Santana*