Além do Loft Breton, experiência visual impressionante que leva a assinatura do arquiteto e urbanista Erick Camilo, do Studio Arqline, a marca está presente em outros 4 espaços da mostra assinados pela Guel Arquitetura, Tudo Arquitetura, Marka Studio e Joyce França, além da dupla Orestes Blanco e Rosa Maranini.

A Casa BRB, assinada por Orestes Blanco e Rosa Maranini, tem 120m² divididos em três áreas interligadas, misturando estilos contemporâneos e clássicos. O hall espelhado com carpete azul traz aconchego e a biblioteca conta a história da capital federal em livros e obras de arte da brasiliense Rosana Mokdissi. O último ambiente é a sala concebida como uma casa de veraneio com tons neutros e mobiliário curvilíneo. Dão vida ao ambiente o Sofá Antônia, a poltrona e puff Copenhagen, a mesa de centro Minna, além das mesas laterais Galhos, assinada por Fernanda Marques, e a Emoções, assinada por Luísa Moysés, todos da Breton.

A Tudo Arquitetura e Construção criou um ambiente corporativo, o Consultório do Cirurgião Plástico. O ambiente de 70m² é um consultório de cirurgia plástica em homenagem ao Dr. Victor Hugo Cordeiro. O projeto apresenta um conceito que proporciona uma experiência repleta de sensações e utiliza elementos com linhas sinuosas em analogia aos contornos do corpo humano e às curvas do tempo. A escolha de cores e a iluminação que simula luz natural criam um espaço harmonioso e acolhedor, refletindo a transformação pessoal e diminuindo o estresse de uma consulta ou procedimento médico. Compõe o ambiente as poltronas Bless, Mami, Trópico e Palma da Breton, assim como as mesas de centro superior e inferior e o puff Kenoa, o sofá curvo Agogô, a mesa de jantar Romchamp, as mesas laterais Lorena e Aina e a luminária de piso Pinot.

O Café de la Boulangerie é de autoria dos profissionais Joyce França e Marcelo Motta, à frente dos escritórios Joyce França Arquitetura e Marka Studio. Inspirado no estilo wabi-sabi, que tem como essência a aceitação da transitoriedade, o ambiente pretende ser um refúgio de desconexão para os visitantes da mostra, extremamente funcional, com design leve, decoração minimalista, pedras naturais, bases de concreto e iluminação sutil e cênica. Destaque para a elegante jardineira central e a marcante fluidez do capim dos pampas. No espaço é possível aproveitar bons momentos nas peças Breton como as cadeiras Zagreb e Fab, as poltronas Roma, Benagil, New York e Orlando, além da estante Nativa.

Elisa Fraga e Guilherme Bussamra criaram o Universo Anacrônico. A proposta do ambiente desenvolvido pela Guel Arquitetos é transcender o tempo e valorizar o inesperado. Sob a influência do pós-modernismo, a suíte de 60m² mistura estilos e culturas com layout fluido e integrado. Entre os destaques do projeto estão o modo de aplicação dos revestimentos: pastilhas cerâmicas revestem parede e piso, o papel de parede foi aplicado no teto, há blocos de tijolo de vidro e o mobiliário é utilizado como barreira de um ambiente para o outro. Um dos pontos centrais do ambiente é a cama de casal Paola clássica, que chama todos os olhares. Complementam o projeto a escrivaninha Cosme, a cadeira Maxx, assinada por Fernanda Marques, mesa lateral Emoções, por Luisa Moysés, o lustre Galhos para 10 lâmpadas, além do papel de parede Hexagónos, assinado por Bruno Niz em collab com a Branco Casa, todos da Breton.

Loft Breton

O conceito do loft de 83m² traz integração de tendências, materiais, soluções e lançamentos recentes das principais feiras do segmento. O ambiente utiliza materiais nobres e uma paleta de cores frias para ressaltar elegância e sofisticação. A combinação de acabamentos refinados com tons sutis realça o estilo contemporâneo.

Para compor a atmosfera, Erick Camilo aposta em peças como a Mesa de Jantar Mantiqueira, assinada por Fernanda Marques, com corpo em mármore cinza noir fosco e tampo em mármore marinace rústico. O extremo conforto é outro ponto importante, evidenciado pela escolha de outras peças que levam a assinatura da arquiteta paulistana, como o sofá Landscape, que dá vida ao loft, a poltrona e cadeira Maxx, que se destacam pelas formas generosas e acolhedoras e já se tornaram peças icônicas de design.

A Mesa Galhos, também de autoria de Fernanda Marques, traz curvas, arcos e arestas arredondadas que rompem com o linear. Desenvolvida inicialmente para compor a vitrine da Breton em seu novo showroom em Dubai, nos Emirados Árabes, a peça sugere galhos que delicadamente se debruçam e tocam a superfície de um rio. O uso de materiais rústicos e modernos também está presente no Loft Breton, com peças assinadas pelos irmãos Caio e Carlos Carvalho, como a mesa lateral Saturno e a poltrona Tétis, criações marcadas por formas circulares e anelares.

O design de Giácomo Tomazzi Studio, inspirado na arquitetura moderna brasileira, está no ambiente com a mesa lateral Barra, móvel de apoio que se desenvolve a partir da estrutura aparente que oferece uma alça para a melhor movimentação dentro dos espaços. Outra peça de destaque é a Mesa de Jogos Martinália, apresentada em tons mais escuros, com tampo e base em carvalho ebanizado fosco e couro acetinado preto. Completam o ambiente o tapete cactos liso e luminária de teto pena.

Para ver de perto esses e outros projetos é só visitar a CASACOR Brasília, que fica em cartaz de 15 de agosto a 16 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, imponente obra arquitetônica da capital do país, com acesso e configuração inéditos e o tema 'De presente, O Agora'.

Sobre a Breton

A Breton construiu uma história sólida e se tornou referência no mercado de mobiliário de alto padrão. A trajetória da empresa é marcada pela sofisticação, design diferenciado e compromisso com a responsabilidade ambiental e social, sendo reconhecida como uma das principais marcas do segmento no Brasil. Pautada pelos valores e conduzida por uma família, a marca tem expertise na criação, desenvolvimento e produção de mobiliário com alto valor agregado, que passa por uma curadoria afiada de uma equipe multidisciplinar preparada para atender as mais diversas demandas de um mercado exigente e que se moderniza a todo momento.

A Breton assume sua responsabilidade com a sustentabilidade e está comprometida em adotar práticas em todas as etapas de sua cadeia produtiva, buscando um melhor aproveitamento dos recursos naturais. Uma das conquistas da marca é o selo Carbono Negativo certificado pelo segundo ano consecutivo (2022 e 2023). Nos anos de 2020 e 2021 a Breton já era reconhecida como Carbono Neutro, ou seja, compensou todas as suas emissões. Com 19 lojas espalhadas pelo Brasil e expansão para o mercado internacional, com uma loja em Dubai, o principal diferencial da Breton é a personalização. Cada peça é 100% personalizável, oferecendo aos clientes a escolha entre medidas, tecidos e acabamentos.

Fonte: Camila Barbieri

Fotos: Créditos: Edgard César