O anunciado regresso das corridas Stock Car ao Autódromo Internacional Nelson Piquet acabou adiado em um ano, devido ao prolongamento das obras. Entretanto, está confirmada a 11.ª etapa do Stock Car Pro Series, a 26 de novembro, e a última prova do Turismo Nacional, a 3 de dezembro.

É ótimo que o histórico autódromo seja renovado e que a Brasília seja reintegrada no “circo” do automobilismo nacional, onde pertence. Ainda assim, apetece perguntar: não seria possível um Grande Prêmio de Fórmula 1 em Brasília?

O Grande Prêmio histórico em 1974

Essa não seria, claro, a primeira passagem da mais elevada categoria do automobilismo mundial por terras brasilienses. Recorde-se que a inauguração do Autódromo Internacional de Brasília aconteceu a 3 de fevereiro de 1974 com uma corrida de Fórmula 1 não oficial, isto é, sem contar para o campeonato da categoria. (A Fórmula 1 realizou provas não oficiais com regularidade até o início dos anos oitenta).

As equipes de Fórmula 1 já estavam no Brasil, pois haviam disputado o Grande Prêmio oficial, em São Paulo, e só duas (Lotus e Ferrari) recusaram participar dessa inauguração.

A prova resultou em uma grande festa popular, com a vitória de Emerson Fittipaldi, já campeão (havia vencido em 1972) e que viraria bicampeão ao final dessa temporada.

Uma aposta para o futuro

Não dá para dizer que o Grande Prêmio de há quase cinquenta anos criou uma tradição automobilística, claro. Se fosse possível apostar em como Brasília terá ou não um Grande Prêmio de Fórmula 1 nos próximos 10 anos, o prognóstico mais provável seria “não”. Ainda assim, se você gosta de jogar em casa, o ideal seria que a cidade e o Distrito Federal começassem pensando nisso, e pensando grande.

E quem sabe se um dia apostadores esportivos de todo o planeta não poderiam apostar se Felipe Drugovich, OscarPiastri ou outros campeões de um futuro distante serão os vencedores do Grande Prêmio do Brasil em Fórmula 1, disputado em Brasília.

Uma tendência internacional

A Fórmula 1 está retomando uma dinâmica de interesse à nível global como teve nos anos setenta e oitenta. À época era por conta das transmissões televisivas “inventadas” por Bernie Ecclestone. Hoje é graças ao seriado “Drive to Survive” da Netflix, impulsionado pela Liberty Media que gerencia o esporte. Não surpreende que existam duas provas nos Estados Unidos e se esteja falando em uma terceira.

Nunca existiram tantos Grandes Prêmios como agora, e nunca existiu tanto interesse em acolher uma prova. Além de um terceiro Grande Prêmio nos Estados Unidos, fala-se no interesse da África do Sul e da Colômbia. Alemanha e França, atualmente sem “Grand Prix”, serão candidatos permanentes.

A Alemanha implementou, por vários anos, um esquema de alternância entre seus dois principais circuitos, Hockenheim e Nurburgring. Não poderia o Brasil fazer o mesmo?

Fórmula 1 em Brasília: imagine

Claro que seria necessário um imenso esforço de adaptação e reconversão do circuito para acolher as exigências da Fórmula 1. Mas um tal projeto exigiria, sem dúvida, pensar em grande.

Enquanto isso não acontece, os simuladores de corridas permitem imaginar. Busque no YouTube por “F1 2020 Autodromo Internacional Nelson Piquet (Brasilia)” e veja um “mod” de videojogo simulando um Fórmula 1 moderno acelerando na pista brasiliense!

Fonte : Alex Larsens

Fonte : Agência Brasília