A iniciativa é pioneira em Brasília e a partir do dia 31 de janeiro, os consumidores poderão conhecer uma loja automatizada e com o mix de produtos diversificados: de roupas a livros
Promover experiências inovadoras para os clientes são ações que os comerciantes buscam implementar em suas lojas. Com a proposta de zerar filas e levar automação na boca do caixa, a Gloda Store, uma startup brasiliense, vai inaugurar a sua primeira loja autônoma no Brasil, e o embarque será no Alameda Shopping. A operação contará com 12 marcas brasilienses de destaque, como Dane-se (vestuário), OttO (óculos), TokArteiro (papelaria criativa) e Escreva (editora e livraria), que integrarão as prateleiras para testar soluções autônomas.
A Gloda Store é uma startup de automação para o varejo que busca revolucionar a gestão e operação do setor por meio de tecnologias inovadoras. Com foco em otimizar inventários, reduzir custos e eliminar atritos na experiência de compra, a Gloda integra tecnologias como IA (Inteligência Artificial), IoT (Internet das Coisas) com RFID (Identificação por Radiofrequência) e CX (Experiência do Cliente) em um ecossistema acessível para pequenos e médios empresários. Sua missão é entregar soluções eficientes e escaláveis que combinam modernidade e acessibilidade, promovendo uma nova cultura de consumo no Brasil e no mundo.
De acordo com o sócio-fundador, Siqueira Pyrys, a Gloda Store nasceu com a missão de resolver problemas críticos no varejo, como furtos, ineficiência em inventários e altos custos operacionais. Inspirada em modelos internacionais de automação, mas adaptada à realidade brasileira, a Gloda propõe soluções personalizadas e acessíveis para democratizar a tecnologia no setor.
Com o propósito de promover liberdade por meio de inovação, a empresa reflete os valores de coragem, criatividade e inteligência ao promover um ambiente de varejo que honra o tempo de empresários e consumidores, promovendo a que valorizam
O modelo de negócio da Gloda ajuda os dois segmentos: o empresário e o consumidor. “Para o empresário, promove eficiência, ou seja, automação de inventários e reposição em tempo real com MagicSys; segurança, pois permite o rastreamento reduz perdas e furtos com MagicLo e economia na redução de custos operacionais com MagicWay e MagicTab. Para o consumidor, o maior reflexo é a rapidez, checkout sem filas com MagicWay e MagicTab, conveniência, personalização e acessibilidade de produtos sempre disponíveis e experiência moderna, pois é uma compra sem atritos, intuitiva e segura com MagicPay. Esses benefícios criam uma cadeia de valor que atende tanto ao negócio quanto aos seus clientes finais”, detalha Siqueira.
Inovação no varejo
A solução da Gloda é inédita no Brasil, mesmo se comparada a outros modelos de negócios parecidos. Siqueira Pyrus explica que muito embora algumas empresas, como Renner e Havan, utilizem a RFID para automação no inventário e checkout, essas operações são realizadas por fornecedores internacionais ou departamentos próprios, tornando-se uma barreira de entrada para a grande do varejo. “A Gloda Store é a primeira empresa no Brasil a oferecer uma tecnologia personalizada e completa, cobrindo gestão de compras, monitoramento e vendas de mercadorias em um único ecossistema autônomo. Seu diferencial está na acessibilidade para pequenos e médios empresários através do modelo de aluguel de sistemas e equipamentos prontos para uso, adaptado às particularidades do varejo brasileiro e promovendo maiores margens de lucro, crescimento e escalabilidade”.
Operação Alameda Shopping
O embarque no shopping center Alameda Shopping será temporário, e fica localizada na região de Taguatinga, e funcionará no período de janeiro a março. Esse protótipo funcionará como uma loja pop-up para demonstrar a automação integral dos produtos Magic.
“O sistema testará: checkout sem contato físico: Validar o MagicWay e MagicTab para transações rápidas de até 60 itens; gestão de inventário em tempo real: Testar a eficiência do MagicLog e MagicSys em um estoque de até 1.500 itens; viabilidade técnico-financeira: Avaliar a automação tanto para consumidores quanto para varejistas, garantindo sua viabilidade técnica e retorno financeiro. A expectativa é gerar oportunidades de negócios, validar a eficiência técnica e expandir o ecossistema de automação em Brasília e no Brasil”, comenta o fundador Siqueira Pyrus.
Na avaliação do idealizador da Gloda, esta operação abre caminhos para novos mercados no varejo, tais como: lojas autônomas (Modelos sem operadores, ideais para conveniência e fast retail); franquias autônomas: operações modulares auto gerenciáveis; marcas próprias com tecnologia (White Label), ou seja, redes de franquias personalizadas para setores como moda, brinquedos e eletrônicos.
Siqueira Pyrus e a veia empreendedora
Siqueira Pyrus é autodidata, especialista em inovação de modelos de negócios, branding, gestão de projetos e design de produtos. Como líder do movimento Gloda Store junto com outros 6 sócios-chave (Victor Cotrim, Vitor Pyrus, Filipe Ferreira, Gustavo Arvelos, Edson Pinheiro e Thiago Ferreira), possui experiência como diretor de operações da Pyrus Branding & Co., onde atuou como consultor de negócios e inovação em mais de 20 empresas. Com uma visão futurista, seu propósito é promover tecnologias que ofereçam mais liberdade ao mundo, conciliando eficiência e impacto social. Pyrus também é ativista em causas ambientais e sociais, dedicando-se a criar um futuro mais sustentável e próspero.
Fonte: Hulda Rolde