O Instituto Federal de Brasília (IFB), em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e o Instituto Arapoti, realiza, de 25 a 27 de outubro, a Semana Lixo Zero: Soluções para o Consumo. O evento será virtual, gratuito e com certificação a todos que se inscreverem e participarem do evento.
Para participar, basta acessar o link do evento e se inscrever. Na véspera do evento, você receberá o link no seu e-mail de cada dia do evento. Fique atento! Verifique a sua caixa de spam.
A programação será composta de rodas de conversa virtuais e oficinas temáticas sobre soluções e boas práticas em três eixos: deliveries e dia a dia; condomínios, vilas e gestão de resíduos; e catadores.
A pandemia da Covid-19 intensificou a produção de resíduos com o aumento dos deliveries, uso de plásticos para cumprir medidas de segurança sanitária e compras pela internet. Levantamento feito pela Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú, mostra que o delivery de compras aumentou 59% em abril de 2020 em comparação com o período anterior às restrições de circulação de pessoas, por causa do novo coronavírus. Segundo a startup Mobilis, só entre janeiro e maio de 2020, houve um aumento de quase 95% no gasto com aplicativos de entrega comparado a 2019.
Além de descartar mais, o Brasil, quarto produtor de plásticos do mundo, recicla apenas 1,28% do material (BBC, 2020), o que torna a questão ainda mais preocupante. A conscientização é o primeiro passo para a mudança nos hábitos de consumo e este é o principal objetivo deste evento, que tem como novidade oficinas apresentando iniciativas do Distrito Federal produzidas especialmente para a Semana Lixo Zero.
A semana começa no dia 25, às 17h, com a palestra do professor Philippe Layrargues, da Universidade de Brasília, sobre a ? Obsolescência Planejada como lógica da cultura do desperdício?. No dia seguinte (26), às 19h, a programação continua com três rodas de conversa sobre condomínios, vilas e gestão de resíduos. Oswaldo Alves tratará sobre ?Condomínio Verde e a meta lixo zero?; Gabriele Kull vai trazer o exemplo da ?Vila circular e estratégias para sua implementação?; e Carlos XX Claras irá falar sobre as boas práticas do Condomínio Enseada de Águas. No último dia de evento (27), a Centcoop ? Central das cooperativas ? e Cooperativa Recicla a Vida irão abordar o papel do catador em todo o processo de gestão dos resíduos e reciclagem.
Outra atração da Semana Lixo Zero são as oficinas, vídeos que apresentam iniciativas sustentáveis realizadas em restaurantes, cooperativas de catadores, vilas, condomínios e empresas do Distrito Federal. As imagens foram captadas em entidades parceiras do IFB durante o mês de setembro especialmente para o evento. Você irá conhecer a história do Projeto Compostar, responsável pela compostagem de resíduos orgânicos em domicílios e restaurantes do DF; da hamburgueria D. Burguer, que utiliza embalagens compostáveis em seus produtos; de como funciona a logística reversa de embalagens com a Pragma; e a iniciativa de apoio à agricultura orgânica e familiar pelo café Objeto Encontrado.
O segundo dia traz a realidade de condomínios que estão inovando com iniciativas sustentáveis: reúso da água, energia solar, hortas e composteiras comunitárias, coleta de resíduos eletrônicos, vidros e objetos em desuso, além da proposta da Comunidade Criativa Infinu, na W3 sul. O terceiro dia de oficina terá a visão do catador sobre todo o processo de gestão de resíduos e da importância da coleta seletiva para a realização de seu trabalho. As oficinas do segundo e terceiro dia estarão disponíveis às 17h.
Inscreva-se em https://doity.com.br/semana-lixo-zero-ifb-2021-1
Quem quiser organizar a Semana Lixo Zero em sua comunidade, vale conhecer o passo a passo em https://www.semanalixozero.com.br/.
Fonte para entrevista: Professora Simone Pinheiro (061) 988115-0302, coordenadora do projeto e docente no Instituto Federal de Brasília
Fonte: IFB