Na quinta feira dia 30 de Janeiro, o Dr. Frederico Salles, lançará no Sebinho, na 406 Norte, o livro “Memórias de um Cidadão Brasileiro” onde narra sua história pessoal e profissional, desde a infância no recôncavo baiano, passando por sua formação no Rio de Janeiro até a luta pela regulamentação da profissão, já na nova capital. Por meio de sua leitura, o leitor terá a oportunidade de vislumbrar as transformações que ocorreram na sociedade brasileira ao longo dos seus 92 anos de vida. Trata-se de uma obra que evidencia como um homem dotado de valores sólidos e inextinguível sede de conhecimento, pôde tornar-se uma figura proeminente para tentar mudar a história de sua profissão. O livro se divide em quatro partes, nas duas primeiras, “Abstrações e pequenos contos e Infância e Adolescência” Dr. Salles resgata suas origens, narrando de a saga de sua mãe Beatriz, uma mulher não letrada, à frente de seu tempo, que, ao se ver viúva com sete filhos pequenos, soube engendrar com coragem, teimosia, obstinação e tenacidade na forja do torcer de charutos, um caminho de retidão, solidariedade e compromisso para fazer de seus filhos homens e mulheres letrados e de bem. A terceira parte é dedicada aos estudos “Ensino primário, secundário e Universitário”, onde se gradua em Odontologia pela Universidade do Brasil. A parte quatro “Minha história com a Odontologia” traz a mudança para Brasília e sua militância não só no que concerne à formação deste futuro profissional bem como a consolidação da profissão.
A Cirurgia Bucomaxilofacial e a Patologia Oral no Brasil colheram frutos plantados por este pioneiro,não só por seu papel na tentativa de organização da profissão, mas também, entre outros, por sua luta em favor da reformulação do ensino, ainda na fase de graduação, principalmente na área de câncer bucal e das doenças orais autóctones ou decorrentes de repercussão de patologias sistêmicas, que ainda não recebe a devida atenção das instituições de ensino odontológico. Ele foi membro dos primeiro e terceiro grupos de trabalho para elaboração do currículo do curso de odontologia da Universidade de Brasília e tentou implantar a obrigatoriedade de o dentista ter uma experiência hospitalar nos seis meses finais da graduação, por entender que só essa experiência o capacitaria no necessário relacionamento com a medicina e áreas afins, com as quais iria conviver durante o exercício profissional. Membro fundador dos Conselhos Federal e Regional de Odontologia, Dr. Salles foi agraciado ainda com várias comendas e títulos.
As “Memórias de um Brasileiro” constituem um livro a ser recomendado aos amantes da ciência odontológica e da arte de salvar vidas. A odontologia, para seu autor, deve ser integral e humana e o dentista não pode prescindir do conhecimento integrado da formação em saúde e, por vezes, da utilização dos mesmos caminhos da medicina para chegar ao diagnóstico e ao tratamento. O autor sempre criticou publicações como “farmacologia para dentistas”, por considerar que a farmacologia é uma só. Por isso constaram de sua bibliografia as áreas de patologia geral, patologia oral, semiotécnica, farmacologia, anatomia geral, anatomia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia maxilofacial, entre outros. O autor foi dos primeiros cirurgiões a se utilizarem da prototipagem rápida no planejamento de cirurgias maxilofaciais, em modelos produzidos aqui mesmo em Brasília, pela microempresa “Artis Tecnologia” implantada por ele e seu ex-estagiário Marcos Anchieta. Dentre as cirurgias bem sucedidas está a separação das gêmeas siamesas no DF em 2018.
Autor: Frederico Salles
Sebinho 406 Norte de 17h às 21h
            
	




                    
                    
                    
                    
                    
                    
                    
                    
                    
                    

