O Mamulengo é um patrimônio cultural imaterial brasileiro desde 2015 (Iphan) e patrimônio do Distrito Federal desde junho de 2025, quando foi reconhecido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF. E é com a memória, os saberes e a alegria desse teatro popular que a BTM Produções realiza a quarta edição do projeto O Mamulengo na Educação Patrimonial. De 20 a 27 de outubro, a iniciativa vai circular em escolas públicas do DF apresentando a aula-espetáculo A Arte Secreta do Mamulengo. A entrada é franca e exclusiva para as comunidades escolares atendidas.
A aula-espetáculo A Arte Secreta do Mamulengo é realizada pelo Mestre Chico Simões (Mamulengo Presepada), com a participação musical do Forró da Luz. Adaptada à realidade de cada público, tem a proposta de criar um espaço de diálogo com as novas gerações, abordando elementos como autoestima, sentimento de pertencimento e identidade cultural. A brincadeira, em formato de aula, permite que estudantes e professores apreciem um espetáculo de perto, com diálogos abertos para tirar dúvidas e abordar temas transversais ao conteúdo didático escolar.
A circulação desta quarta edição inicia no dia 20 de outubro (sexta), no CEF 602 Recanto das Emas. Depois, segue para o CEI Buritizinho de Água Quente, no dia 21 (terça), para o CEF Dra Zilda Arns do Itapoã, no dia 22 (quarta), e para a Escola Classe 512 de Samambaia, no dia 23. Os últimos giros acontecem no dia 24, no CED Pompilio Marques de Souza de Planaltina, finalizando no dia 27 (segunda), na Escola Classe 116 de Santa Maria.
Um projeto premiado
A 4ª edição de O Mamulengo na Educação Patrimonial é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). O projeto nasceu em 2019, abrangendo escolas e bibliotecas nas regiões administrativas de Taguatinga, Samambaia, Varjão e Asa Norte. Em 2012, a segunda edição foi promovida no formato online, devido à pandemia do Covid-19. Em 2023, o projeto voltou a circular em escolas públicas, indo ao Gama e à Asa Sul. Toda a caminhada foi reconhecida em 2024 com o primeiro lugar no Prêmio José Aparecido de Oliveira (Secec-DF), na modalidade Patrimônio Imaterial.
O Mamulengo, assim como outras formas de expressão brasileiras, têm muito a dizer sobre os processos históricos de formação do povo brasileiro e suas re-existências. A realização do projeto se fundamenta na continuidade desse legado e no conceito de Educação Patrimonial preconizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): "constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o patrimônio cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, valorização e preservação".
Mamulengo: do Nordeste ao Distrito Federal
Geralmente brincado por um bonequeiro e um terno de músicos que interagem sempre com o público, o Mamulengo é o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Um ofício repassado pela tradição oral, de mestre para aprendiz. Nasceu nos interiores nordestinos e se espalhou com os processos migratórios, recebendo diferentes nomes: Mamulengo (PE, SP e DF), Babau (PB), João Redondo ou Calunga (RN) e Cassimiro Coco (CE, PI e MA). No inventário nacional de pesquisa realizado pelo Iphan, o Distrito Federal foi considerada a localidade com a maior concentração de Mamulengos fora da região Nordeste.
PROGRAMAÇÃO
20/10: CEF 602 do Recanto das Emas
21/10: CEI Buritizinho de Água Quente (com Libras)
22/10: CEF Dra Zilda Arns do Itapoã
23/10: Escola Classe 512 de Samambaia (com Audiodescrição)
24/10: CED Pompilio Marques de Souza de Planaltina
27/10: Escola Classe 116 de Santa Maria
O Mamulengo na Educação Patrimonial
Quando: de 20 a 27 de outubro de 2025
Onde: escolas públicas do Distrito Federal
Entrada: franca - exclusiva para as comunidades escolares
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nas redes: @btmsolucoes - @chico.simoes.mamulengo
Fonte: Pareia Comunicação