'O Mamulengo Vai à Escola' está de volta! Entre os dias 10 e 27 de setembro, a segunda edição do projeto vai percorrer 10 unidades de ensino públicas e cinco instituições de acolhimento de menores em diferentes RAs do Distrito Federal. Cada espaço contemplado receberá Kit Educativo Brincante, uma Oficina Formativa de Mamulengo para Professores e uma apresentação do espetáculo 'O Romance do Vaqueiro Benedito', do grupo Mamulengo Presepada.
Realizado pela BTM Produções com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), 'O Mamulengo Vai à Escola' tem como objetivo central estimular estudos sobre a educação patrimonial através do Teatro Popular de Bonecos, manifestação também chamada de Mamulengo e registrada como patrimônio cultural brasileiro. Serão atendidas unidades de ensino e de acolhimento nas regiões de Brazlândia, Ceilândia, Estrutural/SCIA, Gama, Plano Piloto, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Samambaia, Taguatinga e Varjão.
Cada Kit Educativo Brincante é composto de uma mala com 10 bonecos de luva, um estandarte de cena e uma tolda teatral em tamanho infantil. Com o Kit, professores e professoras poderão mergulhar no universo encantado do Mamulengo e conhecer alguns dos seus principais personagens: a boneca grávida Margarida Flor da Vida e seu marido Vaqueiro Benedito, o Bebê Baltazar e a Burrinha Lamparina, a Cobra e o Passarinho, além de personagens fantásticos que trafegam pelo imaginário popular, como o Jaraguá.
A Oficina Formativa para Professores será facilitada pelo mestre bonequeiro Chico Simões (Mamulengo Presepada), com o objetivo de instrumentalizar os educadores sobre a utilização do Kit e do Mamulengo como ferramenta pedagógica. As escolas também ganharão uma Cartilha Educativa com os mesmos conteúdos abordados na oficina: conceito e história do Teatro Popular de Bonecos no Brasil e no mundo, contexto histórico-social, técnicas e particularidades regionais e jogos dramáticos com bonecos.
Mamulengo: brincadeira, teatro e patrimônio
O Mamulengo (Teatro de Bonecos Popular do Nordeste) é patrimônio imaterial brasileiro registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan (2015), e está presente na vida cultural de Brasília desde a época da construção da capital, trazido por trabalhadores migrantes de diferentes estados da região Nordeste. Recebe vários nomes, a depender do estado: Mamulengo, Babau, Cassimiro Coco, Kalunga, Mané Gostoso, João Redondo, Briguela. No Catálogo de Mamulengos do Distrito Federal, publicado em 2020, foram mapeados 13 grupos locais, oriundos de diversas RAs e do Entorno. Embora não ocupe grandes palcos, esta tradição popular está sempre presente em feiras, escolas, ruas e centros culturais comunitários.
PROGRAMAÇÃO
10/09 - 8h: Escola Lajes da Jibóia - Ceilândia Norte
11/09 - 8h: Escola PArque 313/314 - Plano Piloto (com Libras e Audiodescrição)
12/09 - 8h30: Casa Azul - Samambaia (com Audiodescrição)
12/09 - 14h: CAIC Ayrton Senna - Samambaia (com Libras)
13/09 - 8h30: Instituto Carinho - Ceilândia (com Audiodescrição)
13/09 - 14h: Centro de Ensino Especial 01 - Taguatinga
15/09 - 14h: Lar São José - M Norte - Taguatinga (com Libras)
17/09 - 8h: EC 01 - Estrutural (com Audiodescrição)
17/09 - 14h30: Associação Viver - Estrutural
18/09 - 8h30 - Lar da Criança Padre Cícero - Taguatinga
18/09 - 14h: Escola Classe Agrovila II - Riacho Fundo II (com Libras)
24/09 - 8h30: Escola Classe Kanegai - Riacho Fundo I (com Audiodescrição)
25/09 - 14h: Escola Classe Polo Agrícola da Torre - Brazlândia
26/09 - 14h: Escola Classe Córrego do Barreiro - Ponte Alta Norte
27/09 - 11 e 14h: Centro de Ensino Fundamental 01 - Varjão (com Libras)
SERVIÇO
O Mamulengo vai à Escola
Quando: 10 a 27 de setembro de 2024
Onde: escolas públicas do Distrito Federal
Redes sociais: www.instagram.com/mamulengo.
Site: www.mamulengopresepada.com.br/
Fonte: Pareia Comunicação