A artista goiana Paula de Paula lançou o videoclipe oficial de "Deixa eu ser mulher" — um retrato potente e festivo da liberdade feminina, da amizade entre mulheres e do direito de ser quem se é. A música faz parte do novo projeto autoral da artista, intitulado Piquizeiro, que mistura forró, piseiro, seresta e brega com identidade goiana e poesia popular. O nome também homenageia o pequi, fruto símbolo do Cerrado e da força da terra onde Paula nasceu, vive e se inspira.
Com trajetória firmada em Alto Paraíso de Goiás, Paula é uma multiartista profundamente conectada à Chapada dos Veadeiros. Compositora, violeira, sanfoneira, atriz e arte-educadora, ela atua com sensibilidade e presença em processos criativos marcados pela escuta, pelo cotidiano e pelos vínculos com outras mulheres da região, com quem compartilha histórias e saberes. É nesse contexto de trocas reais que a artista compôs a canção — que já é um grande hit.
"Deixa eu ser mulher" é um grito de liberdade que nasce da dor e do desejo de muitas. Com letra feminista, expressa emoções e verdades — contra relações tóxicas, o silenciamento e o julgamento. A música fala sobre opressões vividas em relacionamentos, mas também sobre encontros, reencontros e afetos. Sobre isso, Paula afirma: "Como mulher, artista, compositora, dona de casa e mãe, quero que meus filhos tenham orgulho das minhas escolhas firmes e conectadas com a verdade, com o amor e com o respeito".
"Essa música veio da minha história, mas também das histórias de muitas mulheres com quem convivo, com quem converso, com quem choro e celebro a vida. 'Deixa eu ser mulher' é um grito de liberdade, mas também um abraço coletivo", completa Paula.
O videoclipe, dirigido por Raquel Rosa — da 15 Filmes Produtora, foi gravado em dois cenários simbólicos de Alto Paraíso de Goiás. O primeiro é o Bar da Dona Maria, no Setor Novo Horizonte — comandado por uma mulher e carregado de história e afeto. O espaço ganhou ainda mais vida com uma decoração alegre, neon e carnavalesca, celebrando a boemia, a liberdade e a força das mulheres. O segundo é o Vale Verde, ponto de encontro popular onde a comunidade se banha, confraterniza e celebra. A escolha desses lugares reforça a potência dos ambientes coletivos e da natureza como territórios de afeto, autonomia e diversidade.
No elenco, amigas da própria artista — mulheres diversas, com figurinos autênticos, coloridos e vibrantes, vestidas como quiserem. O resultado são cenas que transbordam vitalidade, empoderamento, alegria e companheirismo. Como resume Paula:
"Somos donas dos nossos desejos, das nossas verdades. Não aceitamos mais relações que nos oprimem ou apagam. Nosso brilho não é ofuscável. Continuaremos cantando, vivendo e buscando ambientes que nos respeitem."
A produção também revela o cuidado coletivo envolvido em cada detalhe. O roteiro foi assinado por Paula de Paula e Raquel Rosa. A direção de arte ficou por conta de Hingred Guimarães, com figurino de Jéssika Hannder e maquiagem de Jasmin Vilar. A direção de fotografia é de Gleig de Souza; edição e montagem, de Maria Alice Rezende, que também atuou como assistente de câmera. A trilha conta com beat de Wachuma e mixagem e masterização de áudio por Flávio Marciano.
"Deixa eu ser mulher" é a canção que abre os caminhos do projeto Piquizeiro, que promete seguir com a mesma pegada sonora e poética. Entre a sofrência e a celebração, o projeto afirma o protagonismo de uma mulher no centro da poesia, da melodia e da liberdade.
O videoclipe está disponível no YouTube: https://youtu.be/CkLdtVL-in4?si=4Y_Gyx8TUgVLe70V
E vem mais por aí. Paula de Paula já prepara os próximos passos do disco Piquizeiro, que promete surpresas e encontros. Para quem acompanha sua trajetória, fica uma grande certeza: esse lançamento é só o começo de uma linda caminhada, com coragem, autenticidade e ritmos que convidam a dançar e a sentir.
Ficha técnica
Roteiro: Paula de Paula e Raquel Rosa
Direção: Raquel Rosa / 15 Filmes Produtora
Assistente de Direção: Augusto Ramos
Direção de Fotografia: Gleig de Souza
Assistente de Câmera: Maria Alice Rezende
Produção geral: Camila Freitas
Produção local: Paula de Paula
Direção de Arte: Hingred Guimarães
Assistente de arte: Vitória Marques
Edição e montagem: Maria Alice Rezende
Colorização: Mickael Roseno
Foto Still: Victor Quixabeira
Áudio: Flávio Marciano
Beatmaker: Wachuma
Figurino: Jéssika Hannder
Maquiagem: Jasmin Vilar
Figurantes
Tamyres Maciel, Camila Freitas, Rafaela Fontineles, Maria Helena Anjos, Maria Moreira da Silva (Dona Maria), Rosaildes de Moura (Rosinha), Juciele de Carvalho Santos (Erê), Rosy Pereira, Vanessa Ferreira Francisco, Hingred Guimarães, Miguel de Paula Gobbi, Francisco de Paula Gobbi
Fonte: Ana Gabrielle Ramos
Fotos: Divulgação








