Estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UNICEPLAC visitaram o Rancho Uirapuru para prestar consultoria voltada à melhoria genética do gado e à otimização da produção de leite. Essa iniciativa faz parte do Consuleite, um projeto de extensão que oferece suporte a pequenos e médios produtores do Distrito Federal (DF), com foco na eficiência e rentabilidade da cadeia produtiva do leite.

Criado em 2019, o Consuleite visa apoiar os produtores em todas as etapas da produção leiteira, desde o diagnóstico das operações até a implementação de soluções que reduzam custos e aumentem a lucratividade. As atividades são realizadas diretamente nas propriedades dos produtores selecionados e incluem diagnósticos, planejamento de ações, execução de melhorias e monitoramento. Além disso, o projeto oferece minicursos e palestras gratuitas.

Sob a orientação da professora Fabiana Fonseca, mestre e engenheira agrônoma, os estudantes do curso de Medicina Veterinária aplicam práticas técnicas diretamente com os produtores. "É uma oportunidade para os alunos treinarem seus conhecimentos, interagindo diretamente com os produtores e sob a supervisão dos professores", afirma a orientadora do projeto.

O Rancho Uirapuru, propriedade de Aparecido Rodrigues, foi um dos escolhidos para o projeto. O produtor procurou o Consuleite em busca de soluções para melhorar a organização e a eficiência em sua fazenda. "Os benefícios do projeto são mútuos: melhoria da propriedade e oportunidade para os estudantes colocarem em prática o conhecimento adquirido durante as aulas", comenta Aparecido.

Durante a visita dos estudantes, foram propostas diversas soluções, com base nas possibilidades da propriedade. Dentre as sugestões, destacou-se a reorganização da farmácia para evitar a mistura de produtos, tarefa que será executada pelos alunos do Consuleite. Outro ponto enfatizado foi a importância dos cuidados com a alimentação dos animais. As rações, que devem ser mantidas sempre fechadas para evitar contaminações e perda de qualidade, podem ser armazenadas em bombonas, caixas d'água ou paletes cobertos com lonas. Também foi recomendado aumentar o teor proteico da dieta, utilizando farelo de milho com soja.

Os estudantes sugeriram melhorias ainda nos bebedouros, indicando que a água deve ser mantida em temperatura ideal, em torno de 25°C. Para a propriedade analisada, a recomendação foi alterar a localização dos bebedouros, atualmente sob árvores, e considerar a aquisição de mais manilhas e uma bomba de evasão para melhor gestão da água. Além disso, sugeriu-se a separação dos animais por categorias e a identificação individual, utilizando brincos, por exemplo. "As sugestões da equipe são interessantes. A primeira que vamos implementar é a identificação dos animais", completou o proprietário.

Polyana Moreira, estudante do 8º semestre de Medicina Veterinária no UNICEPLAC, destacou a importância de participar do projeto. "O Consuleite é de suma importância para nós, alunos de graduação, pois nos permite aplicar o conhecimento, desenvolver contatos e networking", avalia.

Participação na 32ª Expoabra

O sucesso do projeto é tanto que o Consuleite foi convidado a participar da 32ª Expoabra, a maior feira agropecuária do Distrito Federal, realizada de 30/8 a 8/9, no Parque de Exposições da Granja do Torto. O Consuleite estará presente no evento com palestras e uma oficina intitulada "Alta Produtividade: Manejo de Gado de Leite", que ocorrerá no dia 5/9, das 14h às 15h. Na atividade, os participantes aprenderão como verificar a qualidade do leite, realizar medidas dos animais e manejar pastagens para vacas leiteiras, entre outras atividades para melhorar a vida no campo. A oficina tem inscrições gratuitas, feitas pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeD_yPvSzqfnDJMlw0OdN5uguEphQBckYYiZKT5h8n7V-dudg/viewform

Fonte: Paulo Almeida

Fotos: Divulgação