De agosto a março, a Vila Telebrasília recebe o projeto SustentArte: Capacitando Gerações por Meio da Arte, organizado pelo Centro de Artes de Brasília. Serão sete oficinas de formação básica nas áreas de pintura, desenho e processo criativo, objetos de arte e arteterapia, cerâmica, mosaico, xilogravura e música. As aulas são totalmente gratuitas e estão acontecendo desde a última segunda-feira (4).
O objetivo é levar acesso à economia criativa para a comunidade através de ações culturais e oferecer oportunidades reais de desenvolvimento pessoal e coletivo para jovens e adultos da região. Ao todo, 70 pessoas com idades entre 18 e 60 anos estão sendo diretamente beneficiadas, com prioridade para moradores de baixa renda, negros, indígenas, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e mulheres em situação de vulnerabilidade.
Mais do que formação técnica, a iniciativa visa fortalecer a identidade cultural da Vila Telebrasília, fomentar a inclusão social e formar novos públicos para as artes visuais. "Ao fortalecer a economia criativa, o SustentArte incentiva a profissionalização de artistas, ampliando as oportunidades de inserção produtiva, autonomia financeira e fortalecimento dos laços comunitários por meio da arte, da geração de renda e de trabalho", destaca Lídia Henrique, coordenadora do projeto.
As atividades se encerram em março de 2026 com uma exposição na Galeria MD'Azevedo, no Centro de Artes, com obras produzidas pelos próprios participantes, além da produção de um catálogo impresso e uma apresentação musical em um evento aberto ao público.
Patrocinado pelo FAC - Fundo de Apoio à Cultura e com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o SustentArte reconhece a arte como instrumento de transformação social, sensibilidade e expressão. Com uma equipe qualificada e estrutura adequada, o Centro de Artes preparou um ambiente de aprendizado enriquecedor, onde cada participante desenvolverá seu potencial artístico e humano.
Sobre o Centro de Artes de Brasília
Fundado em 1978, o Centro de Artes de Brasília tem sido crucial na formação de artistas e na democratização do acesso à cultura. O espaço, que fica na Vila Telebrasília, ocupa todo o andar térreo e parte do primeiro andar de um edifício com amplas salas, sendo um ponto de referência para interessados em artes visuais. Coordenado pela analista Lídia Henrique, o Centro oferece cursos que preparam para o mercado das artes ou trabalhos independentes. Em 47 anos, formou centenas de alunos que hoje são importantes artistas plásticos no Distrito Federal.
Saiba mais sobre o projeto e conheça o Centro de Artes em: @centrodeartess -
Fonte: Trapézio Comunicação
Fotos: Divulgação