O público que passou pela 51ª ABAV Expo, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), dos dias 26 a 28 de setembro pode presenciar a rica cultura brasileira presentes nos 198 estandes que estavam no local. Das trocas de experiências, do pouco que cada um tem a oferecer do seu estado e que forma um todo, são conexões como essas, que juntam os 26 estados brasileiros, junto com o Distrito Federal, presentes na Maior Feira de Turismo da América Latina. E prova disso foi que 40% do público presente foi formado por visitantes vindos de outros estados.
Com saberes, sabores e lugares, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (SETUR-DF), sob a gestão do secretario de turismo, Cristiano Araújo trouxe para o estande de Brasília, tudo que torna a cidade e o DF tão único, da vegetação do cerrado com os ipês a sua arquitetura atemporal nos azulejos de Athos Bulcão, aos desenhos de Oscar Niemeyer aos projetos de Lúcio Costa. "Quando o turista vai a França, Inglaterra, Japão ou em outros destinos, ele sempre procura visitar a capital desses países. Queremos fazer que não seja diferente com o Brasil e Brasília, trazendo a ABAV para cá, após 22 anos", completa o chefe da pasta.
Com essa missão, a Setur trouxe no estande, um grupo com oito expositores do Distrito Federal, com foco no ramo turístico incluindo o Visite Brasília, que ganhou um espaço entre as startups. O VB conversou com os empresários que estiveram com suas empresas que ficaram incumbidos de divulgar e promover o turismo brasiliense.
RuralTur
O Sindicato do Turismo Rural do Distrito Federal e Entorno (RuralTur) foi um dos presentes nos três dias. Criado a mais de 20 anos, dentro do Sindicato Rural de Brasília, com a missão de representar os equipamentos turísticos que estão na área rural da capital. Trabalhando com vários modelos turísticos, entre eles; Turismo Pedagógico, Turismo Cerimonial, Ecoturismo, Hotelaria, Turismo Cívico, entre outros.
No estande com a representação do Presidente da RuralTur, Fernando De Mesquita, o sindicato expôs a cachaça de alambique e vinhos, que representam o trabalho da cadeia produtiva associada ao turismo. O trabalho de cultivação das sementes e fruto das bebidas é prova do serviço entre a RuralTur e o apoio da pasta de turismo. "Gostaria de parabenizar toda a gestão do Governo do DF e Secretaria de Turismo em formatar os produtos turísticos da nossa capital, em trazer a ABAV para cá, e o turismo rural só tem a ganhar força com o trabalho realizado", relata Fernando.
Siga: https://www.instagram.com/guiabrasiliarural/ e https://www.instagram.com/ruralturbrasilia/
Site: https://ruralturdf.com.br/
Indulge Me
Dentro da inovação e buscando novas ferramentas para tornar o turismo mais atrativo e imersivo ao público, surge a Indulge Me, a empresa fundada por Leo Braga aparece no cenário turístico expandindo as obras da capital, com praticidade e inclusão.
O serviço fornecido através de dois aplicativos (Indulge Me e o Catetinho), apresenta ao usuário uma nova tendência que é o turismo gamificado que pode ser promovido. "Estamos muito felizes de estar participando de uma feira, que torna Brasília um grande epicentro de confluência de saberes, que somente é possível essa troca de culturas, através do turismo", fala o CEO da startup.
Os dois aplicativos tanto da Indulge ME, quanto do passeio gamificado no Catetinho já pode ser baixado na App Store, oferecendo aos visitantes a chance de vivenciar a exploração cultural como nunca antes. A versão para Android também está disponível para download no Google Play.
Siga: https://www.instagram.com/indulgemegames
Site: https://indulgeme.app/
Retrilhar
Iniciando suas atividades em 2021, com objetivo de levar tecnologia e informação para quem trabalha com o turismo de naturezas, surge a Retrilhar. Composto por pessoas que querem que a área específica se destaque e cresça dentro do mercado nacional e internacional, a Retrilhar traz esse diferencial com suas ferramentas e peças que auxiliam os prestadores de serviço para obter uma presença destaque na internet.
Katiely Paiva, CEO da Retrilhar conta do prestigio que foi participar da ABAV. "Extremamente importante para Brasília receber a ABAV Expo, que é a maior feira de turismo da América Latina. Então trazer esse tipo de evento é uma grande vitória para nós que trabalhamos diretamente com o turismo", destaca Katiely.
Siga: https://www.instagram.com/retrilhar/
Site: https://retrilhar.com.br/
Me Leva Cerrado & Brasília Negra
Dois projetos turísticos idealizados por uma mulher que traz muita representatividade e voz ao povo preto no turismo brasiliense. Esse são a Me Leva Cerrado e Brasília Negra da Bianca D'Aya.
Bianca sozinha traz ao DF, o Afroturismo, a vertente do turismo cultural que busca explorar reflexões ao visitante que passa por pontos construídos por mãos negras e miscigenadas, que é o mais representa a força candanga que ergueu tudo que cerca o quadradinho. "O meu chamariz é que atualmente sou pioneira no Afroturismo aqui em Brasília, o que acaba que eu levo esse olhar e essa perspectiva de contar a história negra da cidade, que é uma coisa que acontece em outras grandes cidades brasileiras e não tinha ainda aqui", conta a guia.
A bacharela em turismo fala da importância que a Setur trouxe ao DF e na divulgação em poder montar um espaço dentro do estande. "Uma feira dessa magnitude pode oferecer para gente, uma gama de players de todo o Brasil e mundo, e acaba promovendo minha agência e de outros colegas do ramo", relata Bia.
Siga: https://www.instagram.com/melevacerrado/
Site: https://melevacerrado.com.br/
Cerrado Experience
A Cerrado Experience compareceu também, levando hospedagens e experiências para as regiões do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Com um serviço de casas por temporada e experiências na plataforma do Airbnb.
O canal foi criado por Jaqueline Lamounier Ribeiro e Thiago Luz, anfitriões moderadores e também criadores de conteúdo. Que estimulam outros dois empreendimentos: Nas Trilhas do Park Way e o Navegando por Brasília.
"A experiência de poder participar da feira foi fantástica, reunindo vários empreendedores e realizando a conexão com o público e os empreendimentos", conta Thiago Luz.
Siga:@navegandoporbrasilia
@cerradoexperience
@nas_trilhas_do_park_way
Sebrae + Setur-DF
A Setur-DF e o Sebrae-DF tem trabalhado juntos no desenvolvimento e na valorização do turismo local. A cooperação entre as duas instituições visa à estruturação e fortalecimento de 4 eixos fundamentais: Políticas Públicas, Governança, Diferenciação do mercado e Acesso ao mercado.
O Sebrae no DF desenvolve há anos ações do turismo simultaneamente com as estratégias da Setur, visando ampliar a visibilidade do potencial turístico de Brasília. A analista de turismo da instituição, Nathália Hallack, considera importante a contribuição conjunta na ABAV, com a Secretaria. "A presença dos empresários no estande Brasília demonstra a integração que devemos buscar e fortalecer entre o governo e a cadeia produtiva local. É essa sinergia que torna um destino turístico forte. Enquanto a Secretaria "promove", o empresário "vende" - logo, esses papéis se somam e se complementam", conta Nathália.
"Acredito que, na ABAV EXPO, o espaço Brasília conseguiu entregar uma experiência completa ao visitante: promoveu a cidade a partir de nossos ativos como a Casa de Chá, produção associada ao turismo, e, concomitantemente, ofereceu uma série de produtos e serviços locais. Seguramente, esse é o caminho que devemos trilhar", completa ela.
Abav Expo
O evento reúne profissionais do Turismo do mundo todo e é a grande vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações.
Com a presença dos 26 estados e do Distrito Federal, a associação tem mais de duas mil empresas associadas, incluindo agências de viagens, operadoras e consolidadores. Juntas, essas empresas respondem por cerca de 80% da movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país, gerando um faturamento de R$ 34,4 bilhões em 2023.
Considerado como o único evento itinerante no país, promove destinos, equipamentos e fornecedores. Sua última edição aconteceu no Riocentro, Rio de Janeiro, em setembro de 2023, sendo considerada a maior feira de Turismo no Brasil dos últimos anos, com mais de 42 mil visitantes.
Texto por João Lucas Santana*
Fotos: Sebrae-DF e Ana Carolina - Setur-DF