Realizado no shopping Pátio Brasil entre 15 e 19 de novembro, o 16º Salão do Artesanato movimentou a capital do país com o melhor do artesanato brasileiro. Na solenidade de abertura, no dia 16/11, anfitriões, patrocinadores, apoiadores, parceiros, expositores e convidados celebraram o artesanato, uma das maiores riquezas da nossa cultura.
Rômulo Mendonça e Leda Simone, à frente da Rome Eventos, empresa realizadora do Salão, receberam com um coquetel, João Azevedo, governador da Paraíba; Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal, Cristiano Araújo, secretário de Estado de Turismo do DF; Giselle Ferreira, secretária de Estado da Mulher; Maurício Fortes Lorenzo, diretor de Negócios dos Correios; Margarete Coelho diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, José Aparecido da Costa Freire, presidente da Fecomércio, entre outros presentes. Na ocasião foi lançado o Selo Oficial Salão do Artesanato, pelos Correios, e realizado um leilão beneficente capitaneado por Liana Alagemovitz, vice- presidente da Comercial do Distrito Federal e por Thomas Strauss, diretor da agência Strauss, com peças doadas por mestres artesãos, em prol do projeto Mesa Brasil, do Sesc.
"O Salão está belíssimo e o Brasil está aqui! É fundamental que a gente entenda que esse segmento que é tão importante para divulgar a cultura, para divulgar a arte, é também um segmento econômico. Então prestigie o salão, visite o salão, pois, como eu disse, o Brasil hoje está em Brasília", afirmou o governador da Paraíba, que ao lado da primeira-dama Ana Lins veio a Brasília prestigiar o estande da Paraíba. "O artesanato do Brasil é de muita riqueza, e no Distrito Federal temos a particularidade de agregar gente do Brasil inteiro que traz para cá suas referências culturais, sem falar na beleza sempre tão inspiradora do nosso Cerrado. O Governo do Distrito Federal não poderia ficar de fora desse evento e através do nosso querido secretário de Turismo Cristiano Araújo, reafirmamos nosso apoio ao artesanato brasileiro", discursou a vice-governadora.
"Nosso objetivo é incentivar a preservação e consumo desses produtos, estreitando relações pela possibilidade de contato direto do artesão com o público consumidor e lojistas. Reforçando o interesse pela cultura brasileira através da visualização do trabalho artesanal, gera-se renda para diversas comunidades e valoriza-se a singularidade que essas incontáveis manifestações artísticas têm em comum", afirma Leda Simone, diretora- executiva da Rome Eventos. "O Salão do Artesanato também é uma ótima oportunidade para lojistas, decoradores e arquitetos conhecerem e adquirirem peças originais e exclusivas, negociando diretamente com artesãos de todo o país", complementa Rômulo Mendonça, diretor da Rome Eventos.
O Salão do Artesanato acontece em Brasília desde 2008, com 13 edições realizadas na capital do país e duas em São Paulo, e está entre os maiores eventos de artesanato do país. A cada ano são expostas peças artesanais de mais de mil artesãos no evento que conta com a participação de todos os estados brasileiros e parcerias importantes como do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB/Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Ministério do Turismo/Governo Federal, Pátio Brasil Shopping, Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal e patrocínio do Sebrae e dos Correios.
Serviço:
16º Salão do Artesanato
Shopping Pátio Brasil
De 15 a 19 de novembro
Das 10h às 22h (de quarta a sábado)
Das 10h às 20h (domingo)
Entrada franca
Crédito: Gilberto Evangelista