Projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 12 de dezembro de 1994, a Igreja foi erguida aproveitando a estrutura utilizada para a proteção do altar onde foi celebrada a missa pelo Papa João Paulo II, quando da visita de Sua Santidade a Brasília, em 1991. Esta estrutura foi transferida para o Eixo Monumental Oeste e completada com alvenaria, transformando-se numa das igrejas mais visitadas da cidade.

Todos os meses, no dia 25, grande número de fiéis participa de uma programação especial na Catedral em homenagem ao dia de Nossa Senhora Rainha da Paz. A Catedral possui uma grande cruz, na entrada do Santuário e um memorial com a cripta de Dom Ávila.

Dica da profa. Donária Duarte sobre Acessibilidade: O calçamento que dá acesso a Igreja não apresenta desníveis. Acesso por meio de rampa. Não há sinalização tátil. Estacionamento com vagas para pessoas com deficiência, entretanto sem o espaço reservado listrado para locomoção. Possui sanitários acessíveis, mas não estão de acordo com a Norma ABNT 9050:2015. Há degraus para acesso ao altar.