O Instituto Rio Branco é a escola diplomática do Brasil, reconhecido internacionalmente como uma das melhores academias diplomáticas do mundo. 

BREVE HISTÓRIA

O Instituto Rio Branco foi criado em 1945, na esteira das comemorações do centenário de nascimento do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira. Inicialmente instituído com a dupla finalidade de tratar da formação e aperfeiçoamento dos funcionários do Ministério das Relações Exteriores e de constituir um núcleo de estudos sobre diplomacia e relações internacionais, o Instituto tornou-se, ao longo de seus 80 anos de existência, referência internacional como academia diplomática.

A seleção para a carreira diplomática, a cargo exclusivamente do Instituto, é uma das mais tradicionais do País, tendo-se realizado anualmente – em alguns casos até duas vezes por ano – desde 1946. Da primeira turma a ingressar no Instituto, naquele ano, até hoje, formaram-se mais de dois mil diplomatas, os quais ingressaram invariavelmente por meio de processo seletivo, seja na forma de concurso direto ou de exames para o Curso de Preparação à Carreira de Diplomata, sucedido pelo PROFA-I, depois denominado Curso de Formação do Instituto Rio Branco.

O Instituto Rio Branco é responsável, ainda, pela realização do Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas e do Curso de Altos Estudos, obrigatórios para os diplomatas que almejam a ascensão na carreira.

Desde a classe inicial de terceiro secretário até o topo da carreira diplomática, o Instituto Rio Branco responsabiliza-se por selecionar, formar e aperfeiçoar um corpo de servidores coeso, coerente com a tradição da política externa brasileira.

O Instituto promove, ademais, seleção anual de bolsistas para o Programa de Ação Afirmativa, para proporcionar maior igualdade de oportunidades de acesso à carreira de diplomata e de acentuar a diversidade nos quadros do Itamaraty, por meio da concessão de bolsas-prêmio para custeio dos estudos de candidatos negros ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.

Ficou curioso, curiosa?

VISITAS

As visitas cívico-educativas ao Instituto Rio Branco (IRBr) acontecem às terças e quintas às 8h15. As visitas serão conduzidas exclusivamente por mediadores(as) designados(as) pelo Ministério de Relações Exteriores, em português do Brasil, mas é necessário agendar horário.

Agendamento e credenciamento 

Os agendamentos de visitas em português do Brasil são feitos exclusivamente por meio de plataforma digital, com pelo menos 24h de antecedência do horário escolhido para a visita. Cada visitante deve ser cadastrado individualmente.  

Clique aqui para agendar uma visita. 

Outros idiomas

Visitas em espanhol, francês, inglês ou LIBRAS podem ser agendadas por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)';document.getElementById('cloak2fb84fb82c470c9b6e9c6dd3653095dc').innerHTML += ''+addy_text2fb84fb82c470c9b6e9c6dd3653095dc+'<\/a>'; , e serão realizadas sempre às 8h15, em dias úteis, conforme disponibilidade da equipe de mediação e agenda institucional do IRBr.

Segundo informações oficiais do MRE, a visita pode ser cancelada ou sofrer alterações no roteiro a qualquer momento, por motivos de força maior, compromissos oficiais ou questões de segurança. O MRE buscará avisar com a antecedência possível quando houver ocorrências dessa natureza. 

UMA DICA

É proibida a entrada de visitantes descalços ou usando bonés, chapéus ou capacetes. Em dias úteis, é proibida a entrada de visitantes trajando: 

  • bermuda;
  • shorts;
  • chinelos;
  • camisetas regatas;
  • roupas curtas em geral (acima do joelho);
  • miniblusas;
  • calças rasgadas ou desfiadas;
  • decotes e fendas acentuadas;
  • vestimentas não usuais.

As restrições acima não se aplicam a crianças de até 12 anos de idade nem a grupos escolares uniformizados.

A visitantes indígenas e/ou estrangeiros é permitido o uso de vestimentas tradicionais durante a visita.