João é uma criança curiosa que adora imaginar, criar e contar histórias. Um dia, enquanto brinca sozinho, ele percebe algo incrível: seus dez dedos têm vida própria! A Cia. Novos Candangos celebra os 13 anos de estrada em 2025 com a estreia do primeiro espetáculo infantil do grupo: "Os Dedos da Mão do João". A produção, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, passeia pelo imaginário de uma criança por meio dos seus dez dedos das mãos. Cada dedo é um personagem com manias e características próprias que percebe diferenças e semelhanças com os outros. E é quando os dedos da mão esquerda e os da direita se conhecem que começa a brincadeira.

Após estreias de sucesso no Guará, no Plano Piloto e em Sobradinho, a peça volta em cartaz dia 18 de julho, às 9h e às 14h, para estudantes da Escola Classe Juscelino Kubitschek, no Sol Nascente. A temporada encerra no dia 22 de agosto, às 9h e às 14h30, no CEF 03 da Estrutural. Todas as sessões são gratuitas e contarão com tradução em Libras. São 5 sessões com audiodescrição, uma por escola, para promover a acessibilidade. Também estão sendo distribuídos livros em cada local de apresentação. Livre para todos os públicos. Mais informações: @osdedosdamaodojoao e @cianovoscandangos.

Uma das fundadoras da Cia. Novos Candangos, a atriz Tati Ramos escreveu o livro "Os Dedos da Mão do João" em 2010. A multiartista, que já tinha lançado dois livros ainda criança, quis fazer uma nova obra literária voltada para o público infantil. Inspirada em Ziraldo e seu livro "Joelho Juvenal", obra que conta a perspectiva de um menino a partir dos joelhos, ela criou João e suas peripécias a partir dos dedos de sua mão. O menino imagina seus dedos com vida própria, com manias e jeitos diferentes.

"Eu escrevi o livro há mais de 13 anos, mas em 2023 ele foi lançado por uma editora de Portugal, a Ases da Literatura. Fiquei muito feliz de saber que ia montar com meu grupo, os Novos Candangos, a versão agora em peça. A adaptação para o teatro é minha e do diretor do grupo, Diego de León. E é uma homenagem aos nossos 13 anos de companhia, ao meu filho Matias, que tem 1 ano de idade e participa ativamente dos ensaios e à ilustradora do livro, a quem prometi que a obra aconteceria, Tatiana Tiburcio", declara, feliz, Tati Ramos.

Diretor, ator e fundador da companhia, Diego de León se alegra com o primeiro infantil e dá um spoiler: "Eu diria que, mesmo sendo o nosso primeiro infantil, a peça tem totalmente a cara dos Novos Candangos. A gente usa muita referência de filmes, séries, videogame, literatura, desenho animado. Tudo isso que faz parte do nosso repertório. A gente adora se apropriar de coisas que o público já conhece, fazer coreografias, trazer cenários e figurinos bacanas. Então, apesar de ser voltada pro universo infantil, ela mantém esse estilo pop, contemporâneo, divertido, bem do jeito que a gente costuma fazer. As referências estão todas lá", ressalta o diretor.

SURPRESA

O que acontece quando os dedos da mão direita descobrem que existem dedos na mão esquerda? Com humor e criatividade, "Os Dedos da Mão do João" convida as crianças a explorarem o poder da imaginação e os sentimentos que surgem ao conhecer o novo.

Em cena, o ator Thalisson Alaye protagoniza o menino João, uma criança preta que fala sobre diferenças e respeito, levantando as questões do preconceito e do bullying. Os atores da companhia Alana Ferrigno (Maior de Todos), André Reis (Cata-Piolho), Natália Leite (Mindinho), Jeferson Alves (Seu Vizinho) e Tati Ramos (Fura-Bolo) interpretam a mão esquerda. André Rodrigues (Indicador), Clara Camarano (Anelar), Diego de León (Dedo Médio), Pedro Ribeiro (Mínimo) e Xiquito Maciel (Polegar) dão vida à mão direita.

"Falamos sobre respeito ao próximo porque o mundo colorido é mais feliz, cada um sendo como é", ressalva Tati Ramos.

Serviço

Sol Nascente

Local: Escola Classe Juscelino Kubitschek

Data: 18/07/25

Período: Matutino (9h) e Vespertino (14h)

Local: CEF 03 - Estrutural

Data: 22/08/25

Período: Matutino (9h) e Vespertino (14:30h)

Gratuito. Todas as sessões contam com tradução em Libras. Haverá uma sessão com audiodescrição em cada escola/região administrativa

Livre para todos os públicos

Mais informações: @osdedosdamaodojoao e @cianovoscandangos

 

 




Fonte: Clara Camarano