Não muito distante dos gabinetes, plenários e do fervor político que tradicionalmente caracterizam Brasília, há uma surpreendente realidade que muitas pessoas ainda não conhecem. O território brasiliense desponta como um polo forte na produção agrícola, sendo capaz de abastecer não apenas as mesas e encher as geladeiras dos moradores da capital federal, mas também de diversas outras regiões do país com alimentos de alto valor agregado.

Um estudo recente do Sebrae no Distrito Federal reforça essa vocação distrital. O material identificou três oportunidades de negócios com alto potencial de sucesso e é destinado àqueles que desejam iniciar um novo negócio, expandir operações e que ousam olhar além do concreto característico dos palácios e demais prédios públicos, para enxergar a riqueza que brota da terra.

Uma das propostas elencadas pelo Sebrae consiste na criação de uma agência de turismo rural e agroecologia e leva em consideração o mercado crescente e a valorização das experiências no meio rural, a iniciativa está alinhada às tendências de turismo sustentável e à demanda por atividades de lazer que promovam conexão com a natureza e a cultura regional. A capital federal atrai cerca de um milhão de turistas anualmente e conta com uma população local de alto poder aquisitivo, que apresenta interesse por experiências diferenciadas.

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O material lembra que a capital também figura há um tempo como um refúgio para nômades digitais, que buscam equilíbrio entre trabalho remoto e qualidade de vida. Áreas rurais como Planaltina e Sobradinho oferecem tranquilidade e conexão com a natureza, com atividades como enoturismo e trilhas.

A segunda oportunidade apresentada pela instituição revela que a criação de uma plataforma de conexão entre produtores e consumidores de orgânicos no Distrito Federal é um empreendimento que pode surgir como uma revolução, não ficando limitada a ser apenas mais marketplace, mas sim, um elo direto entre quem cultiva e quem busca saúde e sustentabilidade à mesa. Essa plataforma não apenas atende a uma demanda crescente, mas também empodera pequenos produtores, eliminando intermediários e garantindo que o valor do seu trabalho seja justamente reconhecido.

Com funcionalidades especificas, como sistemas de assinaturas de cestas orgânicas e logística de entregas sustentáveis, a iniciativa tem potencial de transformar a cadeia de comercialização de orgânicos local.

A terceira e última oportunidade listada é a proposta de uma agroindústria de produtos naturais, como polpas, geleias, compotas e produtos desidratados, incluindo cagaita, buriti, baru e pequi.

Em uma cidade com alto poder aquisitivo e uma crescente preferência por alimentos saudáveis e de origem sustentável, a agroindústria encontra um terreno fértil para prosperar, com o potencial de expandir seu alcance através de parcerias estratégicas com supermercados, empórios, hotéis e restaurantes, levando os sabores do Cerrado a um público ainda maior. É nesse cenário promissor que a Natfruit desponta como um exemplo de sucesso e transformação, adaptando-se às novas demandas do mercado e contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva local.

O atual proprietário, Sales Júnior, assumiu a Natfruit em 2005 e, ao herdar uma empresa fundada em 1987, deparou-se com uma operação ainda dispersa e com apenas cinco colaboradores. Com a visão de profissionalizar o negócio, Sales transferiu a fábrica para uma nova sede, no Incra 6, reestruturou equipes e implementou uma divisão clara de departamentos: recebimento de matéria-prima, higienização, processamento, envase, empacotamento e logística.

A realidade atual é completamente diferente encontrada pelo proprietário há 20 anos. No momento, a Natfruit conta com 20 funcionários e cada um sabe exatamente o seu papel, garantindo a eficiência e a qualidade dos processos desde a chegada da matéria-prima até a expedição de produtos frescos e refrigerados, com um estoque rotativo que assegura agilidade nas entregas.

Para alcançar todo esse sucesso, a empresa mantém uma relação próxima com pequenos produtores rurais do DF e de cidades do Entorno de Brasília, prática que ajuda a fortalecer a economia e garante frutas frescas que dão origem a mais de 20 rótulos de polpas, abastecendo centenas de pontos de venda entre o Distrito Federal e cidades vizinhas do interior do Goiás.

Em um mercado dominado por grandes indústrias, a Natfruit aposta na honestidade e no frescor das frutas usadas no preparo das polpas como seus diferenciais competitivos. Essa postura, segundo Sales, ajudou a marca brasiliense a estabelecer uma sólida relação de confiança com restaurantes, padarias e supermercados, que buscam matéria-prima confiável para a produção de sucos, sorvetes e sobremesas.

O proprietário ainda observa que uma gestão de logística eficiente, com rotas otimizadas e armazenagem controlada, assegura a pontualidade das entregas e a integridade dos produtos fabricados pela marca no Incra.

Sales também ressalta a importância de o empreendedor estar sempre o olhar voltado para o futuro e a ampliação de seu portfólio. Um dos interesses do proprietário da Natfruit é iniciar, em breve, a comercialização de frutas congeladas e em embalagens porcionadas, atendendo à demanda de consumidores que buscam praticidade e não necessitam de grandes volumes.

Serviço 

Contato: 61 3501 1163

Site: www.natfruit.com.br

Redes Sociais: @natfruit





Fonte: Agência Sebrae