A partir desta segunda (13), o Teatro Nacional Cláudio Santoro será a casa do Festival Estudantil de Teatro Amador (FESTA), projeto que desperta os talentos artísticos de escolas públicas e particulares em um intercâmbio de saberes e premiações dignas de Oscar.
Sob realização do Grupo NADA, o festival tem como objetivo dar visibilidade às produções estudantis, que muitas vezes ficam restritas ao ambiente escolar, e proporcionar aos participantes um contato mais amplo com o fazer teatral.
"O FESTA é mais do que uma competição, nosso maior legado é a troca de experiências genuína entre os grupos estudantis, quebrando barreiras socioeconômicas e colocando os alunos como protagonistas da arte brasiliense", comenta Dill Diaz, diretor e produtor cultural do Grupo NADA.
Com a temática "Temos nosso próprio tempo", os espetáculos prometem levar ao palco do maior espaço cultural do DF uma energia contagiante envolta em enredos autorais e adaptações clássicas, resultantes de uma jornada de oficinas ministradas pelos próprios professores e diretores participantes do Festival. Na edição deste ano, sobem ao palco mais de 265 estudantes do DF, em uma programação incrível:
DIA 13 - SEGUNDA:
-
Abertura com Espetáculo: Manual Antirracista.
-
Escola Parque Anísio Teixeira
DIA 14 - TERÇA:
-
Teatro dos Ventos - Águas Claras
-
Centro de Ensino Médio Elefante Branco
-
CEM 804 do Recanto das Emas
DIA 15 - QUARTA:
-
CED 06 de Ceilândia
-
Colégio Carmen Sallés - Asa Norte
DIA 20 - SEGUNDA:
-
Colégio La Salle - Núcleo Bandeirante
-
Escola Parque Anísio Teixeira
-
Colégio Marista Champagnat - Taguatinga
DIA 21 - TERÇA:
-
Colégio Católica - Taguatinga
-
CED 02 do Cruzeiro
-
Colégio CCI - Samambaia
DIA 22 - QUARTA:
-
Encerramento e premiações
A programação é gratuita e os ingressos estão disponíveis no Sympla (inserir link), sendo necessária a verificação da classificação indicativa de cada apresentação. Para mais informações, siga as redes @vemprofesta.
Noite de premiações
A grande celebração de encerramento do FESTA acontecerá no dia 22 de outubro, às 20h, no Teatro Nacional, com uma noite de premiações conduzida por Natasha Voxx, e atrações especiais da Glow Produções e dos músicos mirins Daniel e Júlia Cardoso.
O Festival vai premiar os espetáculos e artistas em 16 categorias: Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Dramaturgia Original, Melhor Dramaturgia Adaptada, Melhor Cenário, Melhor Figurino, Melhor Iluminação, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Espetáculo – Júri Popular, Destaque FESTA 1 e Destaque FESTA 2.
O anúncio dos vencedores segue uma avaliação de júri qualificado, que acompanhará todas as apresentações, formado por Bruno Coeoli (ator, dançarino e drag queen), Camila Guerra (artista premiada em diversos festivais) e Adriano Siri (ator e integrante do grupo Os Melhores do Mundo), além da premiação por júri popular.
O FESTA 2025 é realizado pelo Grupo NADA, em parceria com o Instituto Saber Amar - ISA e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Fonte: Aline Lima