O Festival de Cultura Popular do Gama segue movimentando a cidade com teatro, música e manifestações tradicionais até 2 de novembro, sempre a partir das 20h, no Espaço Voar Cultural (SMA Conjunto K, loja 5, Pró-DF), com entrada gratuita. A iniciativa integra o Projeto Gama Cultural 2025, realizado pelo Instituto Voar Cultural, com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec/GDF) e apoio da Administração Regional do Gama.
Nesta semana, o público confere "A Chegança da Burrinha Calunga" (Cia Mamulengo Fuzuê), "Dona Dinha" (Marília e Clara Abreu com Chico Nogueira), o show “Jairo Mendonça, Cirandeiro”, a tradicional brincadeira do “Boi de Seu Teodoro”, o grupo Fuzuê Candango, o cantor Cleyson Batah e o lançamento do catálogo “A imagem audiovisual e cultural do Gama”. A programação segue até o dia 2/11, com atrações como O Auto do Boi D’Água, repente com Chico de Assis e João Santana, Cia Cafundó – Contos Afrocentrados, Quadrilha Raiz de Mandacaru, Trio Pinga Fogo, Ancelmo Borges e Forró Caco de Cuia.
Idealizado pelo poeta e compositor Paulim Diolinda, o festival nasceu para fortalecer a identidade cultural do Gama.
“Criamos um evento para valorizar a cultura popular, que é parte essencial da nossa diversidade e identidade”, afirma o idealizador.
O coordenador-geral Marco Augusto de Rezende destaca que esta segunda edição reafirma o compromisso com as tradições.
“A programação é diversa e afetiva. Cada artista traz a força da arte popular como espelho da nossa história e resistência”, explica.
O festival também garante acessibilidade cultural, com intérpretes de Libras, audiodescrição e espaços reservados para pessoas com deficiência, promovendo uma experiência inclusiva.
Serviço
Festival de Cultura Popular do Gama – 2ª Edição
Até 2 de novembro de 2025, sempre às 20h
Espaço Voar Cultural – SMA Conjunto K, loja 5, Pró-DF, Gama (DF)
Entrada franca
Informações: @institutovoarcultural
Fonte: Marcos Linhares








