Se a ideia é fazer um churrasco íntimo em casa, com poucas pessoas, não exagere na carne comprada. Em geral, uma boa conta é um cálculo de 4kg de carne por dez pessoas. Isso considerando todo o conjunto, não é só a carne principal, mas também a linguicinha, o frango, a costelinha... Lembre que ainda há acompanhamentos e considere o tempo de duração deste evento. Mas, em geral, 400gr de carne por pessoa é mais que suficiente, não vai faltar e nem sobrar muito. 

Uma brasa ideal demora entre 30 a 45 minutos para ficar pronta. Além disso, você precisa de uma lenha forte, sem umidade, ou carvão de qualidade, também seco, pois assim a brasa fica viva por mais tempo. Usar álcool e gordura para acender o carvão é muito perigoso e pode causar acidentes horríveis, com explosões. Por isso, muito cuidado: nada de jogar álcool líquido na churrasqueira e riscar o fósforo. Use cápsulas de álcool em gel seco, que às vezes até vêm junto com o saco de carvão comprado.

Escolha cortes mais gordos, como picanha, maminha, costela, bife de chorizo e bife ancho. Mas, atenção, durante o preparo tome cuidado para que a gordura não pingue muito na brasa.

Não coloque todas as carnes na churrasqueira de uma vez. Comece com as carnes mais leves, para aperitivo, uma linguiça "diferenciada", uma costelinha... Depois parta para uma picanha fatiada, também de aperitivo. Deixe os cortes mais nobres, o ancho, o contrafilé, a costela, o seu "prato principal", para a hora do almoço e do jantar. Administre o tempo de colocar cada uma das carnes, lembrando que cada uma tem seu tempo para assar e isso deve ser feito lentamente, sem pressa, para não perder o aspecto suculento nem a maciez. 

Ademais, cada carne necessita de uma distância e temperatura ideal para assar no tempo certo. A costela, por exemplo, pode chegar a mais de 6 horas e deve ficar mais distante da labareda para ir assando aos poucos. Já a fraldinha, chorizo e ancho podem ser assados mais perto do fogo, enquanto a picanha precisa manter distância do calor por ter muita gordura e se respingar demais na brasa pode provocar chamas.

O único tempero que o gaúcho usa é o sal grosso sobre as carnes cruas, como a bovina. A carne de porco exige outro tempero, como limão, vinho e pimenta. Já a de cordeiro pode ser temperada com vinho e pimenta, mas o mais tradicional é a hortelã.  Eu gosto de degustar com geleia de menta, harmonizada com um bom tinto".

Para quem quer comemorar em uma churrascaria, nas unidades Fogo de Chão, com mais de 100 unidades espalhadas pelo mundo, há uma enorme variedade de cortes e farta mesa de salada, além de sobremesas. A casa trabalha com rodízio completo e outras modalidades, como Fogo Gourmet, Dry Aged à la carte e ainda o Bar Fogo, ideal para o happy hour. Confira abaixo as 10 maneiras de vivenciar uma autêntica experiência Fogo de Chão:

1.Mesa de Saladas - Market Table: Na Mesa de Saladas, o frescor encontra a criatividade. São mais de 40 opções entre queijos finos e importados, pães, molhos, temperos e diversas receitas exclusivas que incluem ingredientes selecionados como cogumelos, endívias, aspargos, alcachofras, grãos e outros vegetais, além de itens típicos da gastronomia gaúcha como o Arroz Carreteiro. Às quartas e sábados, a feijoada é inclusa.

2. Fogo Gourmet: Novas opções para almoço ou jantar com a possibilidade de customização de pratos com um corte a escolha (carne, frango ou peixe) acompanhado do buffet de salada livre - Market Table. Na opção peixe, é servido o delicioso Codfish.

3. Experiência Completa:  Rodízio completo de carnes. Seu tradicional rodízio completo, já conta com mais de 18 opções. Acompanha a Mesa de Saladas e entradas como pão de queijo, polenta frita, entre outras.

4. Dry Aged :Neste método especial, as carnes selecionadas como Wagyu, T-Bone e Tomahawk, ficam armazenadas em um locker e passam pelo processo de maturação a seco, mantendo temperatura e umidade controladas durante 32 dias. Estes cortes maturados e servidos à la carte são verdadeiras iguarias pois ganham um adicional de sabor e suculência, além de textura amanteigada, um verdadeiro convite aos clientes da Fogo de Chão.

5. Wagyu: Uma das carnes mais valorizadas no mercado gastronômico internacional, o Wagyu, é servido à la carte.

6. Vinhos/Drinks: A experiência é aprimorada com uma seleção de vinhos finos e com sommeliers dedicados para orientar os clientes. A carta de vinhos Fogo de Chão recebeu o certificado "Award of Excellence" pela revista Wine Spectator nos últimos 10 anos consecutivos.

7. Sobremesas: Sobremesas irresistíveis com destaque para a brasileiríssima Cocada 3 Tabuleiros.

8. Fogo To Go / Delivery: O sabor da Fogo de Chão para onde estiver. Os  pedidos podem ser feitos via whatsapp direto com as lojas (Fogo To Go)  ou no iFood (Delivery). Para os que preferem, no iFood também é possível  encomendar Kits de carne in natura.

9. Bar Fogo e Happy Hour: O Bar Fogo oferece petiscos exclusivos, coquetéis autorais e uma seleção de bebidas premium, tornando-o o local perfeito para um animado Happy Hour. Disponível em todas as unidades, de segunda a sexta das 17h às 20h, a proposta é proporcionar aos visitantes experiências gastronômicas únicas e diferentes, que sejam cada vez mais ricas, versáteis e inovadoras.

10.  Eventos e Catering: Pacotes especiais para grupos a partir de 15 pessoas (até este número de convidados não há cobrança do aluguel de espaço), além da possibilidade de fechar a casa para eventos. Aos que preferirem, existe o serviço de Catering, por meio dele, é possível levar um menu especial do Fogo de Chão para festas privativas.

Mais informações: fogodechao.com.br e @fogodechaobr

Fonte:  Leticia Komunic 

Fonte: Divulgação