“Sabor de Cuba” é um grupo de música tradicional cubana, com projeto originado em Brasília. Este projeto foi lançado em maio de 2014 com o objetivo de difundir a cultura cubana e latina na capital do Brasil, acrescentando-se ao mercado musical. Executa variados ritmos da música tradicional e contemporânea de Cuba com interpretações que celebram as origens, mas também assimilam o novo.

O grupo toca diversos ritmos com interpretações que refletem suas raízes culturais como Son Cubano, Rumba, Salsa, Cumbia, Mambo, Bolero e entre outros, contemplando criações musicais mais recentes. Do Son à Nueva Trova valorizam a produção musical cubana, testemunho da espontaneidade criadora, altivez e alma deste povo. Resultado do encontro de ritmos latinos, estruturas melódicas africanas e influências europeias. Sua música vibrante desperta os sentidos e convida a dançar.

O Son Cubano, principal esteio rítmico da Salsa, teve origem na área rural da parte oriental de Cuba, em meados do século XVIII, marcado pela influência das cadências hispânicas, francesas e africanas. A Salsa nasceu nos cabarés cubanos, na década de 40. É uma mescla de vários temperos musicais, daí ser chamada de salsa, que significa molho em português. A salsa une o Son cubano – ritmo tradicional - ao Mambo e à Rumba, também provenientes de Cuba, à Bomba e à Plena, ritmos afro-caribenhos originários de Porto Rico. É igualmente inspirado no Merengue da República Dominicana, no Calipso de Trinidad e Tobago, na Cumbia colombiana e no Reggae jamaicano.

Os músicos do Sabor de Cuba se sentem identificados com a diversidade e a mescla de ritmos e por isso adotaram o nome “Sabor de Cuba”. No repertório há canções próprias e de outros artistas latino americanos conhecidos do público brasileiro. Os componentes do Sabor de Cuba realizaram trabalhos com várias orquestras em Cuba e na Europa. No Brasil querem divulgar a música cubana e caribenha, passando por todos os ritmos latinos. O grupo tenciona fazer pesquisas musicais buscando a integração dos ritmos caribenhos com os brasileiros. Na banda há músicos que compõem canções, tendo por isso a possibilidade de trabalhar com um repertório inédito.

Nas composições se utilizam de temas relacionados à realidade brasileira e seus ritmos. Atualmente a estrutura do Grupo “Sabor de Cuba” está assim constituída: Flauta, Trompete, Trombone, Três Cubano (instrumento tradicional cubano, viola que tem três pares de cordas), Contra Baixo, Piano, Congas, Bongo, Campana, Timbale, coristas e um vocal.

O grupo “Sabor de Cuba”, desenvolve um trabalho artístico de qualidade, que goza de reconhecimento e respeito no meio musical profissional e que já conquistou a admiração do público em geral em Brasil. “Sabor de Cuba” é um grande instrumento de divulgação do nome da cidade de Brasília, sendo hoje é um Grupo musical latino de referência nos cenários artísticos, pelas atividades culturais em que participou e desenvolve.

 

Serviço:

Local: Clube do Choro de Brasília

Data: 16 de Março de 2024 – Sábado

Horário: a partir das 20:30 hs

Informações: 61-99956-7369 (whatsapp)

Ingressos: www.bilheteriadigital.com.br 

Fonte: Marco Guedes

Foto:  Marcos Reyes Aguilera