A já tradicional collab entre a Tecnótica e Janaína Ortiga ganha uma novidade em 2025. A parceria agora faz parte da CASA T, a linha de óculos autorais da ótica multimarcas. A coleção de estreia da CASA T. By Janaína Ortiga e a quarta da parceria, "Olhares de Inhotim", tem lançamento neste sábado, 1º de novembro, das 10h30 às 16h, na loja Tecnótica da 304 Sul. A cada peça vendida, um par de óculos será doado acompanhado de consulta médica para quem mais precisa.

A coleção (em edição limitada) foi inspirada no Cerrado de Brasília e no verde vibrante do maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. "Olhares de Inhotim" é um convite a ver o mundo com mais sensibilidade e chega com quatro modelos de armação: Carapiá, Varejão, Burden e Oiticica

CASA T. By Janaína Ortiga é uma collab que une o olhar artístico ao design funcional, transformando a experiência de escolher um par de óculos em um gesto de conexão e solidariedade. Inhotim, com seus jardins e galerias, é o ponto de partida para esta coleção que celebra o encontro entre a matéria e a emoção, o concreto e o sensível, o ver e o sentir. Cada par de óculos traduz um olhar sobre a arte, inspirando-se em quatro obras icônicas e nos artistas que transformaram suas visões em cor, forma e gesto.

"A coleção _Olhares de Inhotim propõe transformar o momento da escolha dos óculos em um gesto de conexão, entre quem vê beleza no design e quem passa a ver o mundo com mais solidariedade", afirma Marcia Barros, sócia-diretora do Grupo Tecnótica.

Para Janaina Ortiga, a collab é uma parceria que já mudou o olhar de muitas famílias através da moda e da arte. "São mais de 15 anos lado a lado da Tecnótica, alinhando propósito, estética e impacto real", completa a empresária.

A coleção

Carapiá é inspirado em "Apenas depois da Chuva", de Rebeca Carapiá. A artista fala de recomeços, ancestralidade e raízes. O modelo traz curvas orgânicas e tons da terra, traduzindo leveza que floresce depois da chuva, um olhar que acolhe e renasce.

Influenciado pela Galeria Adriana Varejão, da artista que encontra beleza nas fissuras e nas histórias do tempo, o modelo Varejão expressa o contraste entre força e delicadeza, profundidade e poesia. Óculos para quem entende que ver é também sentir.

Com linhas firmes, volumes marcantes e atitude, Burden é uma peça que expressa potência e identidade. Tem como inspiração a obra "Beam Drop", de Chris Burden, que fala de impacto e estrutura, da força que cria presença.

"Invenção da Cor", de Hélio Oiticica, serviu como base para a criação de Oiticica. O modelo traduz o espírito criativo do artista — cuja arte é cor que se atravessa; luz, forma e liberdade em movimento — em linhas geométricas e tons solares.

A campanha "Olhares de Inhotim" tem direção de arte e styling de Marta Duque (@martacduque), fotos de Weber Padua (@weberpadua), beleza de Fabiano Vieira (@fabiano_make) com Julia Bellezzia (@juliabellezzia) como assistente.

 

Sobre a collab

A parceria entre a @tecnoticabrasilia e @janainaortiga nasceu em 2022, na celebração dos 50 anos da multigrife de óculos, com a coleção “Um convite a enxergar o próximo”. O projeto marca o reencontro entre a rede brasiliense de óticas — com quatro lojas no DF — e a empresária Janaina Ortiga, referência na moda local e criadora da consultoria O Lojista de Sucesso, sediada em Belo Horizonte.

Durante mais de 15 anos, Tecnótica e Ortiga promoveram ações solidárias, como a campanha “1001 Ceias”, arrecadando alimentos para famílias em vulnerabilidade. Desde a retomada da collab, já foram doeados mais de 300 pares de óculos, consultas e lentes para instituições como Anjos do Amanhã, a Igreja Presbiteriana do Manancial (ipmanancial.org.br) e a Escola CEF Nova Betânia, que atende o núcleo rural de São Sebastião.

Lojas Tecnótica: 304 Sul, 309 Sul, 109 Norte e Gilberto Salomão (Lago Sul)
???? @tecnoticabrasilia







Fonte: Uma Comunicação