Um dos eventos mais tradicionais do País completa 18 anos comemorando a diversidade na capital de todos os brasileiros

 Um dos principais eventos de LGBTQIA+ do Brasil, a Festa da Lili, em sua 18 a edição, acontece no próximo dia 05 de agosto, a partir das 23h, no gramado do Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. A Amazônia é a homenageada desta edição, que também resgata as origens da terra natal da aniversariante, Lili Santana.

A primeira edição da Festa da Lili aconteceu de forma despretensiosa e informal, em 2005, para comemorar o aniversário da produtora. Em formato muito menor do que agora, na maioridade, a festa, que custava R$ 10 e uma caixa de cerveja, foi um sucesso. Não demorou para integrar o calendário nacional de festas e anualmente traz para a capital federal milhares de pessoas de diversos estados e de fora do País. A balada se profissionalizou e se expandiu e hoje é uma das principais celebrações do setor no Brasil.

Além da aniversariante, lógico, a Amazônia é protagonista da edição que marca os 18 anos da Festa da Lili. “Nosso festival de arte e entretenimento esse ano homenageia também a minha terra natal. E terra natal de todos nós que respeitamos e cuidamos daquele patrimônio”, explica a produtora Lili Santana. Um dos destaques desse ano será o palco de 340m2, com cerca de 70m de comprimento por quase 30m de altura, todo em LED, produzido pelo diretor de Criação e cenógrafo Andrey Hermuche. “Vamos celebrar em grande estilo a diversidade, a inclusão e a liberdade de expressão, com cultura, música e amor”, diz Lili.

A Festa da Lili recebe turistas das mais diversas partes do mundo e faz parte da Associação Internacional de Turismo LGBTQIA+ (IGLTA). “É uma grande oportunidade para Brasília se consolidar como um grande destino de lazer e eventos”, destaca o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.

O evento movimenta mais de 1.000 empregos diretos e milhares de pessoas em mais de 52 atividades econômicas do setor do turismo, como hotelaria e alimentação. “A cada aniversário, e a cada festa, temos uma chance de despertar sensações novas, conhecer pessoas e vivenciar histórias que ficam gravadas para sempre em nossas memórias. E é isso que estamos programando para os 18 anos da festa, momentos inesquecíveis”, conta Lili Santana. A Festa da Lili também tem, no domingo, dia 6, no Clube Ascade, a chamada “day party”, a partir das 15h.

Fonte: Diego Lucena

Foto: Divulgação Festa da Lili