A temporada de Velhos Caem do Céu como Canivetes segue em cartaz no CCBB Brasília com apresentações de quinta a domingo, sempre às 19h, e entrada gratuita. E, como parte da programação formativa do projeto, a Pequena Companhia de Teatro promove a oficina Artesania Iluminocenográfica: desenvolvendo tecnologia a partir da obsolescência, totalmente gratuita e trata sobre processos de criação em iluminação cênica, ministrada pelo iluminador e diretor Marcelo Flecha.
Entre os dias 25 e 27 de novembro, artistas, estudantes e pesquisadores poderão participar de uma imersão dedicada ao estudo de princípios, métodos e técnicas de concepção e confecção de luz para cena utilizando resíduos descartáveis, fontes luminosas do cotidiano e equipamentos obsoletos. A proposta — fruto de mais de duas décadas de pesquisa contínua de Flecha — busca democratizar o pensamento sobre a iluminação cênica, expandindo seu uso para além dos ambientes equipados com tecnologia convencional.
A oficina também apresenta e analisa sistemas de registro escrito para ancoragem de ideias, além de promover uma discussão dialógica sobre a luz como dramaturgia, os impactos da obsolescência na criação cênica e a iluminação como gatilho performativo. O objetivo é instigar nos participantes um olhar político, estético e narrativo sobre a luz, ao mesmo tempo em que compartilha processos reais de criação e execução de elementos iluminocenográficos desenvolvidos pela Companhia.
Segundo o diretor Marcelo Flecha, a atividade é uma oportunidade de aproximação com o público e de partilha de um fazer teatral que articula impacto social, cultural e ambiental.
As sessões de Velhos Caem do Céu como Canivetes seguem gratuitas no CCBB Brasília. Os ingressos podem ser retirados um dia antes de cada apresentação, a partir das 12h, pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB. A classificação indicativa é 14 anos.
Para se inscrever, basta acessar o site www.bb.com.br/cultura, na página do espetáculo.
"Vem pro CCBB"
A ação "Vem pro CCBB" conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes.
A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB ou, ainda, pelo QR Code na própria van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code, que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.
Horários da van – de quinta a domingo:
Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h
CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30
Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, por meio de visitas mediadas agendadas.
Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.
SERVIÇO
Oficina: Artesania Iluminocenográfica: desenvolvendo tecnologia a partir da obsolescência.
Facilitador: Marcelo Flecha
Data: 25 a 27 de novembro de 2025
Dia: Terça a quinta
Horário: 15 às 18h
Carga horária: 9h (3 horas por encontro)
Local: Galeria 4 - CCBB Brasília
Classificação: 18 anos
Público: iluminadores, cenógrafos, alunos de teatro, artistas de teatro, encenadores e pesquisadores com interesse em dramaturgia da luz a partir de iluminações não convencionais.
Inscrição: https://forms.gle/UCaUGsUV47F8rZUV9
Agenda das apresentações:
Dias 20, 21, 22 e 23 de novembro de 2025
Dias 27, 28, 29 e 30 de novembro de 2025
Ingressos gratuitos, com retirada na bilheteria física do CCBB site www.bb.com.br/cultura, às 15h, sempre nos dias de apresentação.
Classificação indicativa: 14 anos
Fonte: Conteúdo Comunicação










