No dia 10 de dezembro, o Iate Clube de Brasília celebrará seus 65 anos com uma grande festa, e a pioneira Mercedes Urquiza, que chegou ao Planalto Central em 1957, terá um papel de destaque nas homenagens. A noite contará com uma exposição de fotografias históricas e apresentação de seu segundo livro, “A Nova Trilha do Jaguar: de Brasília, Minhas Memórias” (Ed. Tagore), que revive momentos marcantes após a inauguração da capital federal.
A exposição será composta por imagens do renomado fotógrafo sueco Âke Borglund, cedidas por Mercedes Urquiza em parceria com a galeria Celso Jr, que separou cerca de 10 fotos impressas em papel fine art de altíssimo padrão, que ficarão expostas no Memorial do Iate Clube, reformado recentemente e que será oficialmente reaberto durante o evento.
Além da exposição, Mercedes Urquiza também realizará uma sessão de autógrafos de seu segundo livro, que traz um relato pessoal e envolvente sobre sua trajetória na nova capital. O prefácio do livro é assinado pelo escritor Lucas Figueiredo, autor de “O Tiradentes”, e nas páginas de “A Nova Trilha do Jaguar” a autora compartilha suas memórias como jornalista, empresária de turismo e mãe, revelando momentos inesquecíveis da vida em Brasília, como as festas black tie no Itamaraty, os artistas nacionais e internacionais que se hospedavam no Hotel Nacional e também os acontecimentos ocorridos no Iate Clube. “Estive presente na inauguração do Iate e de lá pra cá, o clube sempre fez parte da minha vida e para mim é muito gratificante ter sido convidada para fazer parte do evento de 65 anos do clube, que considero minha segunda casa”, afirma Mercedes.
O livro é uma verdadeira cápsula do tempo, repleta de fotos raras e relatos que fazem com que o leitor se sinta parte daquela história e uma oportunidade única para se ter um exemplar autografado pela autora, já que os exemplares estão praticamente esgotados. A obra se apresenta de maneira leve e cativante, como uma conversa íntima entre amigos, e é um convite para conhecer os bastidores da construção da Brasília, contados por Urquiza, que é considerada uma embaixadora não oficial da capital federal e por meio de palestras e exposições já levou para cerca de 60 países, a saga da construção da cidade em pleno planalto central. A ideia de Mercedes agora é lançar uma edição especial repaginada com os dois volumes, que são referências da história da cidade.
Serviço
Data: Quarta-feira, 10 de dezembro
Horário: 19h
Local: Memorial do Iate Clube de Brasília
Entrada: Gratuita
Fonte: Tátika Comunicação










