Após três meses de encontros entre mestres, mestras e grupos tradicionais do Distrito Federal e de outras regiões do país, o projeto Brasilidades -As Ciências Populares chega ao fim de sua segunda edição neste sábado, 20 de setembro, com uma programação especial no Fuá de Seu Estrelo (813 Sul).

O encerramento contará com a presença do professor e escritor Luiz Rufino (RJ), referência nacional em estudos sobre educação e ancestralidade, seguido de apresentação da ARUC (DF), tradicional agremiação reconhecida como Patrimônio Cultural do DF. A atividade marca o último de uma série de encontros realizados desde junho, promovendo diálogos entre cultura popular, educação e memória viva dos territórios.

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), o projeto celebrou a diversidade e a força dos saberes tradicionais, reunindo nomes como Manoelzinho Salustiano, Gandhy Piorski e Renata Amaral, além de grupos culturais como o Boi de Seu Teodoro, a Folia de Reis e Fuá de Seu Estrelo. As atividades integraram aulas-espetáculo, apresentações musicais e rodas de conversa que aproximaram o público das expressões populares que compõem o imaginário brasileiro.

A última edição com convidados do dia 23 de agosto, trouxe a artista pernambucana Luna Vitrolira, que levou sua voz e poesia ao terreiro e se disse profundamente tocada pela experiência."Mais do que ver, é viver. Eu não conhecia essa metodologia e fiquei tão encantada. Para mim, foi uma experiência muito especial, de fato, saio daqui com um axé muito grande. Foi muito bom poder sentir a vibração do tambor daqui, desse território, desse chão", celebrou! 

Além da programação aberta ao público, o projeto também recebeu estudantes de escolas públicas e encerra esta edição com a produção de um caderno de estudos virtual, com versão em audiolivro, reunindo os conteúdos e reflexões compartilhadas ao longo dos encontros. O material será disponibilizado gratuitamente, ampliando o alcance das discussões para além do terreiro.

Segundo Tico Magalhães, idealizador do projeto e capitão do grupo Seu Estrelo, o Brasilidades busca resgatar e valorizar aquilo que nos constitui como povo."Essa edição reforçou a importância de mantermos viva a memória dos nossos mestres e mestras. Encerrar o ciclo com Luis Rufino e a ARUC é um gesto simbólico de continuidade: mesmo quando termina, a cultura popular segue em movimento, reinventando-se no coletivo", explicou.

Com todas as atividades gratuitas, o Brasilidades- As Ciências Populares reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento ancestral.

Serviço

Centro Tradicional de Invenção Cultural – CTIC (813 Sul – Setor de Embaixadas)
Data: 20 de setembro
17h- Luis Rufino (RJ)
18h30- ARUC (DF)
Ingressos: gratuitos (sujeito à lotação)
Redes: @seuestrelo @centrodeinvencao





Fonte: La Pauta Comunicação